Esculturas da Pira Parade percorrem pontos turísticos de Piracicaba

Com inspirações múltiplas e resultados surpreendentes, o público já pode conferir as 10 peças customizadas por artistas da cidade para a Pira Parade. Até o próximo dia 25, cinco pontos de Piracicaba estão recebendo os peixes personalizados que comemoram os 250 anos da cidade e os 30 anos do Shopping Piracicaba.

Distribuídos na Estação da Paulista, Engenho Central, Prefeitura de Piracicaba, Câmara de Vereadores e Núcleo de Estudos Ambientais (Nea), as peças são um convite a muitos cliques, selfies e, especialmente, a contemplação do trabalho autoral e exclusivo dos artistas Adriana Frias, Daniel Ponciano, Edu Grosso, Eduardo Borges, Elisângela Mathias de Freitas, Erasmo Spadotto, Evelin Debei, João Benatti, Marilu Trevisan e Willian Hussar.

A Pira Parade é uma parceria do Shopping Piracicaba com a Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Cultura, Turismo, Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba e Fundo Social de Solidariedade. O patrocínio é da Oji Papeis.

Após percorrer os pontos da cidade, as peças irão para o Engenho Central, entre os dias 26 de agosto e 12 de setembro, acompanhando o cronograma do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Em seguida, serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade para arrecadação de fundos.

PONTO DE EXPOSIÇÃO

 

ARTISTA

DENOMINAÇÃO

DESCRITIVO ARTÍSTICO

Prefeitura de Piracicaba

Willian Hussar

Jardim das Delícias

Sempre tive uma admiração pela natureza, animais e afins. Tinha acabado de voltar da Chapada Diamantina quando fui começar a pintura do peixe.
Acredito que foi natural essa inspiração. Queria algo que usasse estás referências e a arte mural e decorativa, outra grande influência minha. Meu peixe dialoga com estas experiências e usa minhas referências como ilustrador para dar corpo e materialidade a isso.

Prefeitura de Piracicaba

João Benatti

Peixe Turístico

 

 

 

Estação da Paulista

Evelin Debei

Senhora do universo de mim

A pintura Senhora do Universo de Mim representa a busca pela descoberta/aceitação de si mesma e da própria individualidade. É sobre ser rainha ou rei do próprio universo, se perdendo e se encontrando no processo.

Estação da Paulista

Eduardo Borges

Brasileiro

 

NEA

Elisângela Mathias de Freitas

Olho de Peixe

O Olho de Peixe veio de uma série de pintura que realizei chamada Observatório de Super-heróis.Trabalho com a pintura minimalista, onde menos é mais, ou seja, cada elemento visual do peixe, forma e cores, carregam símbolos e significados específicos. Prefiro deixar a livre interpretação do observador do que fechar conceitos meus, seria muito arbitrário.

NEA

Adriana Frias

Peixe Voador

Pássaros vão visitar o rio Piracicaba e dão asas ao peixe,  transformando ele num grande voador. Nas águas onde antes ele parava, agora faz mergulhos profundos e voa alto, colorindo tudo por onde passa.

 

Câmara de Vereadores

Marilu Trevisan

Peixe do Tanquã

Câmara de Vereadores

Eduardo Grosso

Um peixe apaixonado

 

Engenho Central

Erasmo Spadotto

Piracicaba

Pensei na cidade mesmo. Uma Piracicaba projetada para mais 250 anos. Uma metrópole moderna, mas com seus pontos ainda em destaque. Usei o traço que costumo fazer minhas charges e cartuns. O traço preto sem cor, mas com muitos detalhes que mostram lugares e a urbanização constante de uma grande cidade.

Engenho Central

Daniel Ponciano

Riso & Paz

Deixe um comentário