13º Salãozinho de humor tem 3.265 trabalhos inscritos

Pedro Fernandes Coelho_CuritibaPR_11anosCom o objetivo de valorizar e estimular a prática do desenho cômico, o Salãozinho de Humor, que compõe o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, chega em 2015 a sua 13ª edição. Voltado a crianças e adolescentes entre 07 e 14 anos, o evento que acontecerá entre os dias 22 de agosto e 04 de outubro, recebeu nesse ano o total de 3.265 trabalhos.

Desse montante, 2.659 foram produzidos por jovens artistas de Piracicaba, dos quais 1.744 são de escolas estaduais, 53 de escolas municipais e 862 advindos de escolas particulares. Outros 606 trabalhos são oriundos de outros municípios, como Americana, Campinas, Hortolândia, São Pedro, Santa Maria da Serra, Nova
Odessa e Florianópolis (SC). Desses, 106 foram produzidos por alunos de escolas estaduais, 133 de escolas municipais e 367 por estudantes de escolas
particulares.

Os trabalhos selecionados ficarão expostos nesse ano no Armazém 5, próximo à Passarela Pênsil, um ambiente novo e recentemente restaurado do Engenho Central.
“A mostra terá cenografia diferenciada com projeto do cartunista Daniel Ponciano definida como uma ‘usina de humor’. No local estão previstas oficinas para crianças nos finais de semana”, afirma o produtor gráfico de Cedhu Piracicaba (Centro Nacional do Humor), Eduardo Grosso.

O júri de seleção e premiação será formado por Maria Luziano (ilustradora e designer gráfico), Daniel Ponciano (ilustrador e cartunista) e Erasmo Spadotto (ilustrador e cartunista). Eles se reunirão no dia 16 de julho no Cedhu Piracicaba, para definir os desenhos que vão compor a mostra, além dos premiados.

O Salãozinho conta com duas categorias: uma para crianças de 07 a 11 anos e outra para crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos. Serão oferecidos troféus aos três primeiros lugares de cada categoria, menções honrosas, além de tablets e conjuntos de materiais artísticos profissionais, em cerimônia cuja data ainda será definida pela organização.

PARCERIA – O Salãozinho de Humor de Piracicaba surgiu com o objetivo de usar o desenho como uma ferramenta de conhecimento e uma forma de mediação entre a arte e a educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o desenho de humor.

“Anualmente, os desenhos do nosso Salãozinho passam por uma comissão de seleção e premiação, que avalia qualidade, linguagem e técnicas utilizadas. O desenho é uma linguagem universal e as crianças se comunicam facilmente por meio dele, por isso o Salãozinho de Humor é um sucesso a cada edição”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

O projeto conta com parceria entre a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu) com a Secretaria Municipal da Educação, Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e Secretaria de Estado da Educação. O patrocínio cultural é da CCR AutoBan. Por meio da parceria é realizado o curso “Humor em Sala de Aula”, que tem como objetivo subsidiar os
professores da rede pública e particular na utilização da linguagem do humor gráfico em sala de aula, em exposições itinerantes nas escolas da rede Estadual de Ensino, com a proposta de tornar acessível o contato dos estudantes com obras do acervo do CEDHU e em palestras nas escolas da rede estadual.

As palestras são ministradas pelo cartunista Erasmo Spadotto, que integra a equipe do CEDHU. “Nas palestras, entre outros assuntos, explico aos estudantes a diferença entre as categorias cartum, charge, caricatura e as histórias em quadrinhos e também sobre o uso da tecnologia como ferramenta na hora de produzir os trabalhos”, conta Spadotto.

“SALÃOZÃO” – A 42ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba acontece entre os dias 22 de agosto e 04 de outubro de 2015 no Engenho Central, em Piracicaba. Artistas do mundo todo – amadores ou profissionais – podem se inscrever e concorrer a prêmios que, no valor total, somam cerca de R$ 55 mil reais. As inscrições vão até o dia 17 de julho. Para mais informações, inclusive sobre as condições de participação, o endereço eletrônico é
salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. Os telefones para contato são (19) 3403-2620
e (19) 3403-2615.

Deixe uma resposta