14ª Feira Gastronômica terá pratos da culinária mundial em Águas de São Pedro

O Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro promove, em parceria com a Secretaria de Turismo Municipal, a 14ª Feira Gastronômica, com diversas opções de comidas, bebidas e sobremesas para o público a preços populares. O evento será realizado no dia 4 de junho, às 11h30, na plataforma central da Avenida Carlos Mauro, em Águas de São Pedro.

Neste ano, a temática será os Jogos Olímpicos. Para celebrar a gastronomia mundial e oferecer ao público uma deliciosa imersão na culinária de países como China, México, Itália, Estados Unidos e Alemanha, os alunos de graduação em Tecnologia em Gastronomia trarão aromas e sabores que caracterizam essa diferenciada e rica culinária.

No cardápio, pratos típicos como arancini, yakisoba, sanduíche de pernil, barriga de porco na cerveja, escondidinho, taco mexicano, hambúrguer de kafta e uma versão vegetariana com falafel, kebab, babá ao rum, sorvete e panna cotta. Receitas típicas do nordeste brasileiro, como baião de dois, também farão parte do menu.

Os pratos custam R$ 10 reais e as sobremesas R$ 5. Toda a renda arrecadada no evento será destinada a projetos nas escolas municipais.

“Memórias Culinárias”

 Pela primeira vez, os estudantes do Ensino Fundamental da Prefeitura de Águas de São Pedro terão uma tenda própria, onde venderão o “bolo de pote”, a moradores e turistas. De acordo com o coordenador pedagógico da Emef 2 – Cecaf, João Paulo Pontes, o “bolo de pote” foi escolhido em um concurso interno chamado “Memórias Culinárias”.

“Convidamos os alunos a apresentar receitas familiares, que pudessem ser feitas e vendidas no evento. São pratos com os quais eles já têm familiaridade. Com essa ação, a participação dos nossos alunos na feira aumenta, já que até o ano passado eles faziam apenas apresentações artísticas”, destacou Pontes.

Vale lembrar que os alunos do Emef 2 – Cecaf participam regularmente de oficinas de culinária na escola. A iniciativa acontece no contraturno e é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Centro Universitário Senac.

Mão na massa

 Idealizada pelo Centro Educacional Senac – Águas de São Pedro, a Feira Gastronômica é um Projeto de Extensão Universitária à Comunidade com o objetivo de apresentar a cultura gastronômica para a população da cidade e região.

Do planejamento à execução do evento, os alunos são responsáveis por todos os detalhes, desde a busca de fornecedores, compra de insumos, definição do cardápio, montagem das barracas, entre outras atividades.

“A ideia é que o aluno, tendo em vista essa função social da Feira Gastronômica, seja envolvido em todo o contexto de um grande evento. Na prática, ele aprende a criar pratos e receitas condizentes com o tema, visitar diferentes culturas, gerenciar processos, tempo, custos e pessoas e avaliar o custo benefício de cada item que compõe a ação, definindo se será rentável e vendável”, destaca Michele Novembre, coordenadora dos cursos de graduação do Centro Universitário Senac.

Para os visitantes, é uma oportunidade de experimentar pratos típicos preparados pelos estudantes do curso de graduação em Tecnologia em Gastronomia, que recebeu a nota máxima (5) no recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação. O reconhecimento comprova a excelência da infraestrutura e da qualidade de ensino da instituição.

Serviço

14ª Feira Gastronômica

Data: 4 de junho de 2016

Horário: 11h30 às 15 horas

Local: plataforma central da Avenida Carlos Mauro – Águas de São Pedro

 

Deixe uma resposta