189ª Festa do Divino começa dia 05 de julho

a3

A 189ª edição da Festa do Divino começa no primeiro domingo de julho, dia 5, às 9h, com missa no Largo dos Pescadores, seguida pela derrubada e bênção dos barcos no rio Piracicaba e também bênção das bandeiras.

A festa do Divino acontece nas águas do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, atraindo milhares de pessoas, com expressivos rituais como: Folia, Pouso, Leilão de prendas, Encontro das Bandeiras, Procissão, Missa e Rodas de Cururu e Violeiros.

Segundo registros históricos, a Festa do Divino foi trazida para a cidade de Piracicaba com os seus primeiros povoadores, quando Viegas Muniz introduziu o Encontro das Bandeiras no rio Piracicaba. E este ano, a programação religiosa que marca a Festividade terá como festeiros o Sr. Natal Bombeiro e a Sra. Maria de Fátima Wingeter, responsáveis por auxiliar na divulgação e organização do evento.

A devoção, fé e solidariedade são os principais alicerces que sustentam a Festa do Divino de Piracicaba, que é realizada há 189 anos e que atrai cerca de 40 mil pessoas todos os anos. Além da programação religiosa, o evento inclui festanças folclóricas, grupos de viola, leilões e comida das boas, como leitoa, frango a passarinho e cuscuz. A programação festiva acontece a partir do dia 09 (quinta-feira), com jantar e show da dupla Lucas e João Pedro.

No dia 11, sábado, a partir das 15h, será realizada a procissão do Divino Espírito, o tradicional “Encontro das Bandeiras” e a solene missa campal. E à noite, às 21h, acontecerá o show da dupla Craveiro e Cravinho, e em seguida uma Roda de Cururu.

Já no dia 12, domingo, no dia do encerramento da Festa, às 9h terá início a procissão com a bandeira oficial do Divino Espírito Santo, seguido da solene Missa Campal, e a passagem da bandeira aos Festeiros de 2016, o prefeito Sr. Gabriel Ferrato e a primeira dama Sra. Selma Ferrato. Às 11h, terá início o almoço, com apresentação da dupla Luís Cassio e Devair às 12h, e apresentação de Jayne e banda ao vivo às 15h. A Festa será encerrada às 19h, com a salva de morteiros.

Organizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo, a Festa conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), que é responsável pela contratação da infraestrutura do evento – som, palco, pirâmides e banheiro público, para a comodidade dos visitantes.

“Esta festa possui um significado muito importante para identidade da cidade e do rio Piracicaba, local onde acontece o evento, apresentando ao público nossas raízes e tradições, por meio da dança da Congada, do canto do cururu e do cuscuz paulista feito no bafo”, afirmou Rose Massarutto, secretária de Turismo de Piracicaba.

Este ano, a Irmandade do Divino Espírito Santo está sob a responsabilidade e presidência de Adilson de Souza Menezes, e vice-presidência de Maurício Ponce, e para quem estiver interessado em fazer doações de prendas para o Leilão, que acontecerá no dia 10 (sexta-feira), basta entrar em contato pelo telefone (19) 3434-9701, ou ir até a sede da Irmandade do Divino, que fica à Rua Moraes Barros, 58, no Largo dos Pescadores.

Confira a programação religiosa e festiva:

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Dia 05/07 (Domingo) – Largo dos Pescadores
9h – Santa Missa no Salão de Festas
10h – Derrubada e benção de barcos no Rio Piracicaba
– Envio e Benção das Bandeiras

Dias 06/07 e 07/07 (2ª e 3ª feiras) – Visitação e Benção das Casas
13h – Visita e benção das casas na Rua do Porto com Sra. Festeira.

Tríduo Solene – Salão do Divino Espírito Santo
Dia 06/07 (2ª feira) – 20h – Pe. Paulo R.S. de Brito – TEMA: “DONS: Fortaleza e Ciência”
Dia 07/07 (3ª feira) – 20h – Pe. Genildo N. dos Reis – TEMA: “DONS: Sabedoria e Conselho”
Dia 08/07 (4ª feira) – 20h – Pe. Marcelo Salles – TEMA: “DONS: Entendimento, Piedade e Temor a Deus”

Dia 11/07 (Sábado) – Procissão do Divino | Encontro das Bandeiras | Solene Missa Campal
15h – Grandiosa procissão do Divino Espírito e em seguida, no Rio Piracicaba, tradicional “Encontro das Bandeiras”, ponto culminante da Festa do Divino e Solene Missa Campal – Pe. Ronaldo Aguareli

Dia 12 (Domingo) – Procissão da Bandeira do Divino Espírito | Solene Missa Campal | Passagem da Bandeira aos Festeiros de 2016
9h – Grandiosa Procissão com a Bandeira Oficial do Divino Espírito Santo, seguido da Solene Missa Campal, com o Pe. Ronaldo Aguareli. Os Festeiros de 2015, o Sr. Natal A. de Oliveira e a Sra. Maria de Fátima Wingester, passarão a Bandeira aos Festeiros de 2016, o Sr. Gabriel Ferrato e Sra. Selma Ferrato.

PROGRAMAÇÃO FESTIVA

Dia 09/07 (5ª feira) – Jantar e Atrações Musicais
20h – Jantar: Leitoa, frango à passarinho, cuscuz, bebidas em geral e diversas guloseimas.
– Atrações musicais (Salão de Festa e Largo dos Pescadores)
21h – Apresentação da dupla Lucas e João Pedro (participantes da Garagem do Faustão)

Dia 10/07 (6ª feira) – Leilão de Prendas| Banda Musical | Jantar
20h – Concorrido e animado leilão com valiosas prendas oferecidas pelos devotos do Divino, intercalando apresentação da banda musical. Estará funcionando a tradicional cozinha, servindo: leitoa pururuca, frango assado e à passarinho, cuscuz e bebidas em geral.
20h – Apresentação da Banda União Operária
22h – Grandiosa queima de fogos

Dia 11/07 (Sábado) – Festanças Folclóricas | Jantar Musical | Grupo de Viola
14h – Congada do Divino (Largo dos Pescadores)
20h – Jantar: leitoa, frango à passarinho, cuscuz no bafo e bebidas diversas. – Com animação musical (Salão de Festa e Largo dos Pescadores
21h – Apresentação da dupla Craveiro e Cravinho
23h – Roda de Cururu

Dia 12/07 (Domingo) – Almoço | Festanças Folclóricas | Salva de Morteiros
11h – Almoço: arroz, macarrão, leitoa pururuca, frango à passarinho, cuscuz e bebidas diversas. (Salão de Festa e Largo dos Pescadores)
– Congada do Divino (Largo dos Pescadores).
12h – Apresentação da dupla Luís Cassio e Devair
15h – Apresentação de Jayne e banda ao vivo
19h – Salva de Morteiros e encerramento da Festa

Realização: Irmandade do Divino Espírito Santo de Piracicaba
Doações e Prendas: basta entrar em contato pelo telefone (19) 3434-9701, ou ir até a sede da Irmandade do Divino, que fica à Rua Moraes Barros, 58, no Largo dos Pescadores.
Apoio: Prefeitura de Piracicaba e Secretaria de Turismo

Deixe um comentário