18º Passeio de Barcos manteve tradição e fé em Nossa Senhora dos Navegantes

Passeio de Barcos - foto Adilson Zavarize 02O cortejo partiu da rampa do Largo dos Pescadores levando a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em direção à Santa Maria da Serra no último sábado

O 18º Passeio de Barcos pelo Rio Piracicaba aconteceu no último sábado (31/01/15) reunindo mais de 60 embarcações oficialmente inscritas. O cortejo partiu da rampa do Largo dos Pescadores, em Piracicaba.

A abertura e a benção dos barcos, que foi feita pelo Diácono Luiz Venturini, contou com a presença dos prefeitos de Piracicaba, Gabriel Ferrato e de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto, dos secretários de Turismo Rose Massarutto (Piracicaba) e Ronaldo Gasparelo (Sta Maria da Serra), além de autoridades, políticos e um grande público. A partida aconteceu às 09h30, com a imagem de Nossa Senhora sendo conduzida por Carlos Giacominni, que saudou a todos os devotos que esperavam pela passagem do cortejo com a Santa pelas margens no trecho urbano, e nos ranchos durante o trajeto.

O evento contou com a animação da dupla Claudemir e Moisés, que participam há 17 anos do Passeio e que animam os participantes tanto na saída em Piracicaba, quanto na chegada em Santa Maria.

Esta foi a primeira edição sem a presença do engenheiro Benedito Moura (in memorian), que esteve à frente do Passeio de Barcos nas 17 edições anteriores, e que agora é presidida por seu filho, o engenheiro Lucas Moura, que faz questão de dar continuidade ao trabalho de conscientização de preservação do rio com ações como a soltura de peixes, além de manter a tradição do passeio. “Meu pai nos deixou como legado um grande evento, que tornou-se uma tradição para a cidade de Piracicaba e Santa Maria da Serra, vamos dar continuidade a esse trabalho com o mesmo carinho, dedicação e seriedade que ele sempre dedicou ao Passeio e à preservação dos mananciais”, afirma Lucas. “Quanto a assumir a organização do Passeio, eu já ajudava meu pai em toda a logística, sendo a transição bastante tranquila. Uma das coisas que me deixa muito feliz é poder contar com a ajuda de todos os amigos da Comissão Organizadora e também meus amigos de Piracicaba que muito ajudaram”, completou.

Como nas edições anteriores, o cortejo fez uma parada no rancho do Sr. Roncatto, de onde a imagem seguiu por terra até o porto de areia Tietz, onde voltou a ser embarcada e conduzida por “Persão” Magossi, que participa desde o primeiro passeio, acompanhado do prefeito Josias Zani Neto e do secretário Ronaldo Gasparelo até o condomínio Tamanduá, em Santa Maria da Serra, onde chegou às 16h30. Em seguida foi realizada uma missa campal e a imagem permanece até o próximo ano na capela de Santa Luzia. Na sequência o público pôde aproveitar um grande show com a dupla Claudemir e Moisés.

O 18º Passeio de Barcos teve a participação ativa do Corpo de Bombeiros, Brigada de Emergência e Marinha do Brasil, que atuou com seu efetivo na segurança e fiscalização das embarcações em todo o trajeto.

 

Peixamento

A ação que faz parte do 18º Passeio de Barcos contou mais uma vez com a colaboração da AES Tietê, prefeituras de Piracicaba e Santa Maria da Serra e de grupos de ambientalistas da região.

 

 

peixamento-foto Adilson Zavarize 03

O Rio Piracicaba recebeu na última sexta (30), a soltura de 50 mil alevinos de várias espécies nativas para repovoamento doados pela AES Tietê. A ação aconteceu na represa, na altura do Condomínio do Tamanduá em Santa Maria da Serra.

“Pra nós é um orgulho poder participar desse evento, porque é o momento onde a AES pode estar colaborando com a comunidade, disponibilizando peixes de qualidade como é o caso do curimbatá, que é uma espécie nativa da nossa região e tem muita tradição de pesca. E tentamos dessa forma contribuir para a recuperação do rio, diante de algumas tragédias que aconteceram no passado. Nos sentimos orgulhosos em participar e esperamos ser convidados para os eventos futuros”, disse o Analista de Meio Ambiente da AES Tietê, Sílvio Carlos Alves dos Santos.

Para Lucas Moura, organizador do Passeio, a ação é muito importante e pode ser ampliada de outras maneiras no futuro: “Essa soltura de peixes patrocinada pela AES Tietê, é uma parte do Passeio muito importante porque conseguimos devolver para o rio uma parte da vida que foi tirada dele. É o papel que o ser humano deve desenvolver, devolver a condição ambiental que existia antes dele intervir ali. Espero que nos próximos anos possamos conseguir trabalhar tanto a soltura de peixes como outros tipos de compensação para o meio ambiente, como o plantio de árvores, reciclagem de lixo, enfim, tudo que convirja para que o ser humano possa viver no planeta em comunhão com o meio ambiente”, completou.

Para Josias Zani Neto, prefeito de Santa Maria da Serra, além da conscientização para a preservação dos recursos ambientais, é também um atrativo a mais para o turismo ecológico na região: “Para nós, a soltura desses alevinos é muito importante nesse momento de crise hídrica pelo qual estamos passando, é a hora de reafirmar a necessidade de conscientização da preservação do meio ambiente. Da mesma forma, chamamos a atenção do potencial turístico de passeio e aproveitamento da nossa represa no rio Piracicaba, aqui em Santa Maria da Serra”, afirmou.

O 17º Passeio de Barcos é promovido e realizado do Jornal Gazeta Regional de Piracicaba e tem o apoio das prefeituras de Piracicaba e Santa Maria da Serra.

 

Deixe uma resposta