18º Passeio de Barcos pelo rio Piracicaba acontecerá dia 31 de janeiro

O 18º Passeio de Barcos pelo rio Piracicaba será realizado dia 31 de janeiro (sábado) com partida às 9h30 da rampa da Rua Porto – Piracicaba/SP, com travessia até Santa Maria da Serra/SP, percorrendo cerca de 90 km de rio (48,59mn).

Promovido pelo jornal Gazeta Regional e Lambda Engenharia, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, é um evento que visa oferecer aos navegantes o lazer do turismo náutico, a conscientização sobre o meio ambiente e a preservação dos recursos hídricos.

O evento acontece anualmente em comemoração ao dia de Nossa Senhora dos Navegantes, dia 2 de fevereiro. Como este ano o dia 02 é segunda-feira, o passeio acontecerá no sábado anterior, dia 31 de janeiro, com os barcos acompanhados pela imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.

Haverá uma barraca para inscrições ao passeio no Largo dos Pescadores – Rua do Porto, a partir do dia 27 de janeiro, das 17h30 às 21h, até dia 30. Ao preencher a ficha de inscrição e pagar a taxa de R$ 20.

Esse evento da Gazeta Regional tem contado com o apoio e colaboração da Prefeitura de Piracicaba, por meio de diversas secretarias municipais, entre elas a SETUR, a Guarda Civil, a Brigada de Emergência, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Marinha do Brasil, a Prefeitura de Santa Maria da Serra, a Irmandade do Divino, o Clube dos Navegadores do Bongue, entre outros.

Lembramos de que é um passeio e não uma competição de velocidade ou de manobras radicais ou ainda de potência dos motores. A Marinha fiscalizará os participantes.

Informações, fichas de inscrição, regulamento etc., já estão no sitewww.passeiodebarcos.com.br, ou podem ser obtidas pelos telefones (19) 3433-8675 / (11) 3852-0098 ou e-mail [email protected].

Programação do 18º Passeio de Barcos

PIRACICABA
-> 27/ 01/2015 – Início das inscrições no Largo dos Pescadores – das 17h30 até às 21h
-> 30/01/2015 – Missa dos Navegantes, às 19h30, Local: Capela do Divino, ao lado do Salão do Divino – Largo dos Pescadores
-> 31/01/2015
8h – Show sertanejo com Moisés & Claudemir – na Rua Porto.
9h – Benção dos Barcos
9h30 – Saída do 18º Passeio de Barcos

SANTA MARIA DA SERRA
-> 30/01/2015 – às 13h00, repovoamento (peixamento) no rio Piracicaba na rampa da Estância Tamanduá em Santa Maria da Serra, com 50 mil alevinos de várias espécies doados pela AES-TIETÊ como parte do Passeio de Barcos.
-> 31/01/2015
Haverá uma tenda de recepção no Condomínio Tamanduá aos navegadores, montada com serviço completo de bar, a partir das 10h

Regulamento e informações importantes sobre o 18º Passeio de Barcos

O presente Regulamento deverá ser rigorosamente seguido pelos participantes do Passeio de Barcos pelo rio Piracicaba, de Piracicaba à Santa Maria da Serra.

Ao assinar a ficha de inscrição os participantes concordam com o inteiro teor deste regulamento, o termo de responsabilidade e com as determinações da Comissão Organizadora indicada pela promotora Gazeta Regional e Lambda Engenharia.

1. DOS ATOS REGULAMENTARES:
1.1. Toda embarcação se inscreverá via uma ficha (formulário do evento), relacionando seus tripulantes e passageiros e entregará nos locais estipulados.
1.2. Haverá uma identificação para cada embarcação (adesivo específico para cada passeio) que deverá ser colocado em local bem visível preferencialmente na proa da embarcação e mantida lá durante toda a duração no evento.
1.3. Toda a embarcação inscrita deverá ter um comandante habilitado que se responsabilizará pela mesma, por toda a tripulação e/ou acompanhantes (passageiros) e pelas exigências da NORMAM-3, do RIPEAM, do R-LESTA e deste Regulamento.
1.3.1. A embarcação deverá ter sua documentação, habilitação e registro de acordo com a Capitania dos Portos, isto é, em ordem conforme exigido pela Marinha do Brasil que a seu critério poderá realizar fiscalização.
1.3.2. A lotação total – tripulação, passageiros/acompanhantes – deverá estar de acordo com a licença da embarcação e identificados na ficha de inscrição (item 0113 da NORMAM-3). O comandante e/ou proprietário responde por danos a terceiros ou pelas vítimas de acidentes causados por sua embarcação conforme determina a legislação do tráfego aquaviário (RIPEAM e R-LESTA).
1.3.3. Toda embarcação deverá ter a bordo o equipamento de salvatagem conforme exigências legais e da Marinha.
1.3.4. Toda embarcação deverá ter combustível suficiente para todo o trajeto, bem como reserva, se necessário.
1.3.4.1. Além do combustível, deverão ser previstos com segurança: água, alimentação e vestimenta adequada, providenciadas por conta dos participantes.
1.4. A velocidade da embarcação durante todo o trajeto, bem como as paradas que se fizerem necessárias serão determinadas pela comissão organizadora ao longo do trajeto.
1.4.1. As embarcações participantes não deverão afastar-se, do conjunto de barcos conforme for estipulado pela comissão.
1.5. Qualquer incidente havido durante o trajeto deverá ser comunicado a comissão organizadora.
1.5.1. Haverá, durante todo o trajeto, equipes de apoio por terra e por água, inclusive com rádio comunicação direta com a navegação, para qualquer incidente relativo ao evento, bem como barcos da Comissão Organizadora equipados com rádio.

2. DAS RECOMENDAÇÕES:
2.1. Existência de colete salva-vidas para todos. Recomendamos também ter uma boia circular com retinida de mais de 20m
2.2. Manobras radicais, brincadeiras e outras exibições que possam causar acidentes ou atrapalhar o passeio são proibidas.
2.3. Não consumir bebidas alcoólicas.
2.4. Coloque todo o lixo produzido no barco em sacos plásticos para depois depositá-lo em local adequado na chegada.
2.5. Observar com muita atenção o horário de saída. Esteja no local determinado com boa antecedência.
2.6. Observar com bastante carinho a Natureza, não a ofendendo sob nenhum aspecto – Plantas, animais e meio ambiente.
2.7. Este Passeio de Barcos é um belo passeio, portanto aproveite-o com atenção observando os locais históricos, ecológicos, educacionais, turísticos e tudo o mais que se possa aproveitar.
2.8. Os participantes ao se inscreverem cedem gratuitamente o direito de imagem sem qualquer restrição para uso da GAZETA Regional (Jornal Gazeta da Região de Piracicaba) e Lambda Engenharia (Lambda Inspeções, Treinamento e Serviços Ltda) podendo esta ceder tais imagens para uso de terceiros.
2.9. Os participantes podem e devem fotografar e filmar à vontade, para uso particular, não podendo, no entanto, comercializar tais imagens sem autorização expressa da promotora do evento. Os órgãos de comunicação podem sob autorização da promotora do evento utilizar imagens do evento em seus programas e noticiários.
2.10. Aos navegadores se recomenda, além do já citado, levar: água para beber, sapatos adequados, boné ou chapéu, protetor solar, camisa de manga longa, remédios, sacos de lixo, máquina fotográfica, filmadora, pilhas, filmes, fitas de vídeo, repelente, capa de chuva, pino e contra pino para hélice se preciso for, óculos polarizados etc.

3. DAS RESPONSABILIDADES:
3.1. A Promotora do evento não assume nenhuma responsabilidade por acidentes e danos pessoais ou materiais causados a embarcação inscrita ou a terceiros nem por problemas de ordem pessoal à tripulação ou acompanhantes tanto em água quanto em terra.
3.2. Os menores de idade serão de responsabilidade do comandante da embarcação inscrita.
3.3. Cada participante irá por sua conta e risco.
3.4. O retorno de pessoas e embarcações para seu local de origem é por conta dos participantes.
3.5. O passeio terá término, em Sta. Maria da Serra- SP ou outro local determinado pela Comissão Organizadora na hora da partida.
3.6. Os familiares, amigos ou auxiliares que aguardarão os navegadores na chegada, receberão crachá ou outro documento para identificação do veículo permitindo a entrada do mesmo no local de término do passeio, devendo manter esta identificação todo o tempo de permanência no local. O comandante da embarcação responde pela presença dessas pessoas. A promotora do evento e seus parceiros não respondem por carros e objetos, nem cobrarão pelo estacionamento no local. Deverão respeitar as normas de conduta e circulação do local sob pena de serem retirados.
3.7. Ao assinar a ficha de inscrição os participantes aceitam este regulamento no seu inteiro teor, bem como concordam com a sua responsabilidade.
A entrega da ficha é obrigatória conforme art. 113 Normam-03.
3.8. A promotora do evento (Gazeta Regional/Lambda Engenharia) poderá suspender o evento se no ato da saída as condições do rio e do tempo se tornarem perigosas para a navegação, não arcando com nenhum ônus relativo aos participantes.
3.9. As embarcações que estiverem pondo em risco a segurança das demais por desrespeitarem as determinações de navegação ou usarem de imprudência serão retiradas do passeio pelos membros da Comissão Organizadora e/ou pela Marinha do Brasil.
3.10. AS EMBARCAÇÕES SÓ PODERÃO ENTRAR NAS RAMPAS COM MOTOR INSTALADO, ABASTECIDAS (PARA EVITAR DEMORAS), COM A FICHA DE INSCRIÇÃO ENTREGUE, COM CARGAS E EQUIPAMENTOS COLOCADOS, DESAMARRADAS DAS CARRETAS, adesivo colado, e SE MANTEREM DENTRO DO RIO. NENHUM VEÍCULO PERMANECERÁ NA RAMPA APÓS A DESCARGA DA EMBARCAÇÃO.
3.11. Para fins deste Regulamento o termo embarcação se refere a barco, lancha, bote, jet-ski, veleiro, prancha motorizada, house-boats, balsa, jangada, infláveis diversos, consideradas “construção flutuante”.
3.12. Só poderão participar do Passeio embarcações motorizadas (autopropulsadas).
3.13. A Comissão Organizadora tem poderes para fazer cumprir todas as determinações deste Regulamento.
3.14. Este regulamento se aplica a todos os passeios dessa natureza e será modificado pela C.O. quando necessário

Deixe uma resposta