21º Arrastão Ecológico no rio Piracicaba acontece no dia 28

A 21ª edição do Arrastão Ecológico pelo rio Piracicaba, ação que acontece anualmente e visa preservar o rio Piracicaba, acontecerá no próximo sábado, dia 28, a partir das 9 horas. A partida será da Rua do Porto, do píer municipal em frente ao Largo dos Pescadores, e o ponto de chegada será o Rancho do Roncato.

Alcançando a marca de 21 edições consecutivas, em 2015, o Arrastão Ecológico continua em busca de conscientizar crianças, jovens e adultos para os cuidados que devemos ter com os nossos recursos naturais, mananciais e em particular, com o nosso querido Rio Piracicaba.

O Arrastão Ecológico no rio Piracicaba foi idealizado no ano de 1995, pelo navegador José Luiz Guidotti, tendo ao seu lado como colaborador José Carlos Masson (atual coordenador e organizador). Com o passar dos anos, o Arrastão veio ganhando mais adeptos e contando cada vez mais com a participação da população, estudantes, funcionários de grandes empresas e de grupos, como o Grupo de Escoteiros e o Instituto Formar.

Esta ação que une cidadãos com um mesmo objetivo: a conservação do meio ambiente, conta também com a participação direta do Poder Público na realização do evento, por meio das Secretarias de Turismo (SETUR) e de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), e conta com o apoio de outras secretarias que participam ativamente no dia do evento.

Para Prof. Josué Adam Lazier, Secretário Executivo da Oscip Pira 21, participar desse projeto representa promover os programas de educação ambiental em locais estratégicos e abertos à participação da população, visando a conscientização e redução de geração de resíduos sólidos, além de fortalecer o desenvolvimento de ações em parceria com instituições públicas e privadas, alinhada às expectativas da Agenda 21 de Piracicaba.

Segundo Rose Massarutto, secretária de Turismo, este é um evento muito importante para a cidade e principalmente para o rio Piracicaba, que é o atrativo turístico do município mais visitado durante o ano todo. “Proteger este importante recurso natural e conscientizar a sua preservação, é fundamental para garantir que sua beleza seja conservada, e que a atividade do turismo seja realizada de forma sustentável”.

Também integra a programação do 21º Arrastão Ecológico, a Campanha RIO VIVO, realizada pela SEDEMA e SETUR, que tem por objetivo estimular a consciência ambiental com práticas educativas e estimular o turismo sustentável. Uma das ações da Campanha é o recolhimento de materiais especiais considerados resíduos perigosos como: pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha usado e materiais eletroeletrônicos, ou seja, durante o evento, haverá um local para recolhimento desses materiais. Esses resíduos, principalmente se descartados incorretamente, ao entrar em contato com rios e cursos d’água podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente.

O coordenador do Arrastão Ecológico, José Carlos Masson, ressalta a importância da participação da sociedade e da manutenção da limpeza do rio: “Todo ano retiramos aproximadamente 1 (uma) tonelada de lixo e entulho das margens do rio, tanto por terra, quanto pela água com o auxilio dos barcos que acompanham a ação. É um gesto simbólico, mas meu maior desejo é ver o rio e suas margens limpos o ano todo, livres de lixo e poluição”, completou.

Informações importantes aos participantes:
A Comissão Organizadora conta com uma equipe de segurança oficial do evento durante todo o trajeto pelo rio bem como por terra.

Menores de idade somente poderão participar mediante a autorização de um responsável, seja no Arrastão Ecológico com embarcações ou por terra.

* Aqueles que participarem do Arrastão Ecológico COM EMBARCAÇÕES deverão estar cientes e respeitar as seguintes normas:
– As embarcações deverão estar legalizadas e os responsáveis deverão apresentar o licenciamento do ARRAIS e preencher com antecedência máxima de 30 minutos a ficha de inscrição, aceitando e acordando com as normas estabelecidas com a organização do evento;
– Os tripulantes dos barcos deverão providenciar: combustível, peças de reposição para situações de emergência, colete salva-vidas, protetor solar, bonés, água e demais acessórios necessários para uma navegação tranquila;
– É expressamente proibido o uso de bebidas alcoólicas;
– Os participantes receberão instruções de procedimentos antes da saída dos barcos, bem como luvas e sacos plásticos para armazenamento do lixo coletado ao longo do rio;
– Os sacos de lixo com o material coletado deverá ser mantido nos barcos até o ponto de descarte combinado com a organização do evento;
– A rampa de acesso ao rio estará liberada para as embarcações a partir das 7h.

* Aqueles que participarem do Arrastão Ecológico POR TERRA deverão estar cientes e respeitar as seguintes normas:
– Organizar-se em grupos para as atividades, conforme orientações da comissão organizadora;
– Os participantes receberão instruções de procedimentos antes da saída dos grupos, bem como luvas e sacos plásticos para armazenamento do lixo coletado ao longo do rio;
– Estar ciente dos riscos das atividades realizadas nas margens do Rio Piracicaba, conforme orientações da comissão organizadora, e tomar os cuidados necessários para evitá-los;
– Sugere-se que os participantes providenciem garrafas de uso pessoal para armazenamento de água para beber, é recomendável o uso de calças compridas, meias por cima da barra das calças, sapatos confortáveis, bonés ou chapéus, e protetor solar.

O 21º arrastão Ecológico no rio Piracicaba é uma ação realizada pela Masson Imóveis, OSCIP Pira21 e Prefeitura de Piracicaba.

Patrocinadores: ACIPI; Arcelor Mittal; Caterpillar; Delta supermercados; Elringklinger; Instituto MRV; Oji Papéis especiais e site Piracicaba em Festa.
Apoio: Construvip; Imaflora; Instituto Formar; Associação dos Navegantes do Bongue; Escoteiros; Lions; Rotary; Roberto Morais e UNIMED Piracicaba
Coordenação: José Carlos Masson

SERVIÇO:
21º Arrastão Ecológico no rio Piracicaba
Data: 28 de fevereiro de 2015 (sábado)
Horário: a partir das 9h
Início: Píer Municipal, em frente ao Largo dos Pescadores
Final: Rancho do Sr. Roncato

Deixe uma resposta