42º Salão de Humor de Piracicaba na reta final

Salao de Humor se encerra neste domingo - FOTO RAFAEL BITENCOURTO período de visitação de um dos maiores eventos do mundo em seu setor chega à reta final. O 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, aberto no Engenho Central, se encerra neste domingo, 04 de outubro. A mostra principal está localizada no Armazém 14. Há paralelas no Armazém 9, no Cedhu Piracicaba (Centro Nacional do Humor Gráfico), além do 13º Salãozinho de Humor, no Armazém 5, todos com entrada gratuita. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Cedhu Piracicaba.

 

“O Salão de Piracicaba vem ao longo dos anos se estabelecendo como um dos maiores eventos do mundo no universo do humor. Estamos muito felizes, pois o salão, a exemplo dos anos anteriores, tem obtido um grande sucesso em 2015 em todas as ações, que têm como principais funções fazer rir e provocar a reflexão de toda a sociedade”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural de Piracicaba, Rosângela Camolese.

 

O presidente do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Jairinho Mattos, destaca a importância do evento. “É um salão que mostra a pujança do humor no Brasil e no mundo, com uma grande participação de artistas de diferentes países. É interessante destacarmos como o evento foi criado, numa época de repressão, em que as pessoas demonstravam seu descontentamento por meio do humor. E essa 42ª edição mostra que o humor é ainda uma importante ferramenta de expressão e crítica”, opina.

 

Para o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, o sucesso está no perfil do evento. “Não se trata do humor que só faz rir, gargalhar, mas principalmente do humor crítico, que analisa situações, que ensina a pensar, que apura a qualidade do cidadão. Um verdadeiro exercício da inteligência” opina.

 

MOSTRA OFICIAL – A mostra oficial tem 429 trabalhos, expostos no Armazém 14 do Engenho Central. A qualidade das obras foi ressaltada pelo Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, membro do júri de premiação que se reuniu no dia 15 de agosto no Engenho Central. “O Salão é uma iniciativa que já está consolidada, consagrada. Quando foi pensado lá atrás foi uma ideia muito inteligente. Cada vez mais precisamos do humor e o Salão de Piracicaba está entre os melhores do Brasil, conquistando espaço nacional e internacional”, afirmou o secretário.

 

O júri de premiação foi composto ainda pelos cartunistas brasileiros Luiz Gê e Laerte Coutinho e as cartunistas Nani Mosquera e Cristina Sampaio, da Colômbia e Portugal, respectivamente, além do professor da Universidade Mackenzie, Alexandre Huady e o presidente do Conselho Consultivo do Salão, Adolpho Queiroz.

 

Já o júri de seleção se reuniu nos dias 25 e 26 de julho, no Hotel Center Flat Service, e foi formado por Alcy (cartunista), Marcelo Madureira (humorista do Casseta & Planeta), Paulo Tadeu (Editora Matrix), Natália Forcat (cartunista, ilustradora), Marcela Benvegnu (jornalista especialista em cultura), Rafael de Latorre (ilustrador) e André Conti (Editora Cia. das Letras). Coube ao júri de seleção escolher, entre as 2.984 obras inscritas, as 429 que serão expostas, das quais 128 cartuns, 114 caricaturas, 95 charges e 49 tiras/histórias em quadrinhos, além de 43 trabalhos com o tema Corrupção.

 

SALÃOZINHO – Uma mostra com trabalhos de humor produzidos exclusivamente por jovens artistas – e põe jovens nisso! Esse é o Salãozinho de Humor, que chegou em 2015 a sua 13ª edição, contando com 212 obras produzidas por crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e expostos no Armazém 05, um ambiente novo e recentemente restaurado do Engenho Central. Os trabalhos foram selecionados entre os 3.265inscritos nesse ano.

 

O Salãozinho surgiu com o objetivo de usar o desenho como uma ferramenta de conhecimento e uma forma de mediação entre a arte e a educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o desenho de humor. O projeto conta com parceria entre a Semac e Cedhu com a Secretaria Municipal da Educação, Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e Secretaria de Estado da Educação.

 

 

SERVIÇO

 

42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Mostra principal e paralelas nos armazéns 14, 9 e 5 do Engenho Central e no Cedhu Piracicaba. Aberto até o dia 04 de outubro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábado, domingos e feriados das 10h às 20h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2620, ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br   

Deixe um comentário