455 mulheres serão atendidas no mutirão de mamografias

A Secretaria de Saúde e o Projeto Toque da Vida realiza, a partir do dia 22 de novembro, o segundo mutirão de mamografias, para atender 455 mulheres que aguardam a realização do exame pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O agendamento para os procedimentos é de responsabilidade da Centrus (Central de Relacionamento do Usuário SUS), que fica no Poupatempo Municipal. Serão atendidas no evento as pacientes com exame solicitado pelas unidades de saúde da Atenção Básica.

Os exames serão realizados nesta sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), sendo 135 em cada dia. Outros 50 procedimentos serão feitos no dia 5 de dezembro. Todos os exames acontecem no Núcleo de Imagem, na avenida Independência, 777.

O mutirão foi discutido entre o Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), o IMP (Instituto de Mamas de Piracicaba) e a Secretaria de Saúde e será realizado por meio da contribuição de parceiros do Projeto Toque da Vida. A Campanha do Dia do Estacionamento Solidário, realizada dia 14 de novembro, arrecadou R$ 20 mil, doados à Fundação Jaime Pereira para a realização dos exames. A ação aconteceu em parceria entre a Hora Park, Fundo Social de Solidariedade e Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes). Houve também doações de cidadãos que optram por permanecer anônimos.

Em outubro, foram realizados 600 procedimentos. Alguns laudos produzidos durante a campanha ainda não foram retirados pelas pacientes no Poupatempo Municipal.

Atualmente, a Secretaria de Saúde realiza 920 exames de mamografias mensais e o tempo médio de espera para o exame pelo SUS caiu pela metade após o início das campanhas do Outubro Rosa e hoje é de menos de dois meses. Os casos urgentes são encaminhados para exame em até uma semana.

Deixe uma resposta