45º Salão de Arte Contemporânea terá 55 obras

ArteA SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) divulgou, os premiados e o número total de trabalhos que irão compor o 45º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (SAC), que será aberto no dia 27 de setembro, às 20h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. A edição contará com 55 obras, compostas por 26 artistas, selecionadas entre as mais de mil inscritas. Entre elas, estará Projeto de Instalação – Sem Título, de autoria do piracicabano Gabriel Petito.

Receberão o Prêmio Aquisitivo Prefeitura Municipal Andrey Zignnatto, de Jundiaí (pela obra Tensão estrutural #1), Felipe Bittencourt, de São Paulo (Lições para pessoas e coisas) e Fernando Mira, também de São Paulo (Entes Vegillogicum). Já os prêmios aquisitivos Câmara de Vereadores de Piracicaba vão para os paulistanos Marcelo Tinoco (Diorama Rio) e Thereza Salazar (Série Sortilégios, 3).

No dia seguinte à abertura, 28 de setembro, a partir das 14h, acontecerá a série de Leituras Públicas e Análises de Portfólios. Foram contemplados nessa edição para esta programação Adeildo Leite, de Recife, Marli Fronza, de Tatuí e Pedro Esquerra, de São Paulo.

A comissão de Seleção e Premiação do 45º SAC foi formada por Sylvia Helena Furegatti, Hugo Fernando Salinas Fortes Junior e Antonio Natal Gonçalves. Já a Comissão Organizadora é formada por Antonio Natal Gonçalves (presidente), Adalgiza Vaz S. Rimoli, Márcia Guibal, Patrícia Bueno Rebello e Eduardo Borges de Araujo.

“Ficamos bastante satisfeitos com a qualidade dos trabalhos, que são de altíssimo nível, fruto da seriedade na condução dos trabalhos de seleção e exaustivas discussões nas avaliações, com total imparcialidade. O público que comparecer poderá acompanhar uma diversidade de linguagens dos artistas no SAC, como pinturas, instalação, vídeos e performances”, afirma o diretor da Pinacoteca, Eduardo Borges de Araújo.

A secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese exalta a importância do salão. “O Salão de Arte Contemporânea, que chega em 2013 à sua 45º edição e caminha a passos largos para sua 50ª edição em 2018, é sempre motivo de orgulho para toda a população de Piracicaba, que se acostumou a vivenciar o que há de melhor quando o assunto são as manifestações artístico-culturais. Assim como em edições anteriores, o 45º SAC tem como grande objetivo fomentar e difundir a produção artística contemporânea, além de fortalecer o evento cada vez mais”, afirma.

 

SERVIÇO

Abertura do 45º SAC (Salão de Arte Contemporânea). Abertura: sexta-feira, 27 de setembro, às 20h na Pinacoteca Municipal (rua Moraes Barros, 233, centro). Visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 18h. Entrada gratuita. Para mais informações o telefone é (19) 3433-4930.

Prêmios Leituras Públicas e Análises de Portfólio do 44º SAC. Sábado, 28 de setembro, a partir das 14h na Pinacoteca Municipal. Entrada gratuita.

Deixe uma resposta