64,5% dos consumidores vão comprar presente para as mães

Presente-dia-das-mães-2Pesquisa de opinião encomendada pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) mostra que 64,5% dos consumidores pretendem presentear no Dia das Mães. Realizada entre os dias 21 e 23 de abril, em parceria com a CW7 Pesquisas, junto a 400 consumidores de vários bairros da cidade, a pesquisa reforça outro levantamento feito pela Acipi entre os dias 16 e 23 de abril, desta vez com os empresários, que estimam um crescimento de 2,57% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado.
“Apesar de tímida, a expectativa dos lojistas para o Dia das Mães 2015 só reforça a tese de que a data é realmente a segunda melhor no comércio, muito esperada pelo empresariado, que ainda tem como elemento motivador de consumo a mudança climática e as opções oferecidas pelas coleções outono-inverno”, diz o presidente da Acipi, Angelo Frias Neto.
O presidente ressalta outros dados da pesquisa de intenção de consumo realizada pela CW7 Pesquisas, como o fato de a maioria dos que vão comprar presentes, 97,3%, optarem por fazer suas compras no comércio de Piracicaba. Além disso, 80,6% dos ouvidos disseram que farão o pagamento à vista e 32,6% presentearão com vestuário e roupa.
“As pessoas não vão parar de comprar. O que acontece em tempos de instabilidade econômica é uma mudança no comportamento do consumidor, que passa a ficar mais cauteloso em suas tomadas de decisões de consumo, a fim de não comprometer o seu orçamento familiar”, explica Frias Neto.
Por isso, o presidente da Acipi acredita em uma tênue reação no consumo. “Ainda que não seja possível falar em recuperação, após o enfrentamento de um primeiro trimestre de contenção, a economia começa dar alguns sinais de melhora. A geração de empregos em Piracicaba voltou a ter saldo positivo, o que contribui para uma maior circulação da renda. O crédito, que entrou o ano no com fortes restrições, começa a dar sinais evolução”, comenta.
A cautela observada por Angelo aparece na pesquisa no quesito que aponta o valor do presente: 36,8% dos ouvidos responderam que vão gastar até R$ 50,00. A diferença é de apenas 1 ponto percentual entre os que declararam a mesma faixa de consumo em 2014. “Será, mais uma vez, um Dia das Mães de lembranças. E, entre todos os ouvidos, 29,5% gastarão o mesmo montante que no ano passado”, diz Angelo.
CAMPANHA – Num cenário de retração econômica, apostar na criatividade, oferecer melhores condições de pagamento e criar atrativos podem ser fundamentais para a decisão da compra. “É preciso levar as pessoas a enxergarem os benefícios que irão ter ao adquirir um produto ou serviço”, aconselha Frias Neto.
Nesse sentido, para fomentar as vendas para a data comemorativa, a Acipi realiza, por meio de seu Departamento de Promoções, a campanha: “Sua mãe de malas prontas”. A promoção sorteará 30 vales-compra, no valor de R$300,00, e três pacotes-viagem, no valor de R$ 3.500,00 cada.
“Em períodos como este, para o empreendedor, existe a possibilidade de encontrar oportunidades de negócios, principalmente nas datas comemorativas”, afirma.
Além disso, para as empresas participantes da promoção, a ACIPI promoveu nos dias 14 e 15 deste mês workshop voltado para a orientação em vendas.
SERVIÇO – A promoção “Sua mãe de malas prontas” será realizada entre os dias 2 e 13 de maio. Para receber os cupons, os consumidores devem comprar nas lojas participantes, conforme lista disponível no site da entidade: acipi.com.br

Deixe uma resposta