Abertas as inscrições para a segunda etapa de cursos profissionalizantes gratuitos

Piracicabanos podem se inscrever, até 19 de fevereiro, para as opções da segunda etapa de cursos profissionalizantes gratuitos, realizados pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda), em convênio com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) – fundamentado pela Lei Municipal nº 8.141/2014.
Serão oferecidas 314 vagas em duas modalidades: sete cursos destinados prioritariamente a  desempregados e cinco a permissionários da economia informal, MEI (microempreendedores individuais) e clientes do Banco do Povo. Os cursos são: alimentador de linha de produção, assistente de departamento pessoal, inspetor de qualidade, pedreiro de acabamento, pintor de automóveis, cuidador de idosos, condutor de veículo de transporte coletivo de passageiros, empreendedorismo e negócios de oportunidade, estrutura de custos e formação de preços, gestão de estoque, gestão de pequenos negócios, higiene e manipulação de alimentos.
Assim como nos cursos do primeiro bloco, que aconteceram de novembro de 2015 a fevereiro deste ano, as aulas têm a chancela de renomadas instituições de ensino, como Fumep, Senac, Senai, Sesi e Unimep.
Os cursos têm apoio da ComEmprego (Comissão Municipal de Emprego) e do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), assim como de sindicais patronais e de trabalhadores da cidade.
As vagas são limitadas e serão priorizadas para desempregados que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho. É importante lembrar que 10% são destinadas às pessoas com deficiência.
Aptos para o mercado de trabalho
Até este mês, 252 profissionais concluíram os cursos de qualificação profissional da primeira etapa do convênio entre Prefeitura e Acipi nas áreas de: ajudante de cozinha, almoxarife, auxiliar de manutenção predial, confeiteiro, cozinheiro geral, operador de caixa, padeiro, atendimento ao cliente, técnicas de vendas no varejo e movimentação de produtos perigosos (MOPP).
SERVIÇO – Mais informações: 3437-2222. A sede da Semtre fica localizada à rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, no Centro de Piracicaba.
Cursos oferecidos prioritariamente para desempregados
– Alimentador de Linha de Produção;
– Assistente de Departamento Pessoal;
– Inspetor de Qualidade;
– Pedreiro de Acabamento;
– Pintor de Automóveis
Requisitos e documentação obrigatória para inscrição:
– Residir em Piracicaba;
– Idade mínima: 16 anos;
– Possuir 4ª série (5º ano) do Ensino Fundamental;
– Apresentar a Carteira de Trabalho, documento original;
– Apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade (histórico ou declaração da instituição de ensino), comprovante de residência atual.
Cuidador de Idosos – prioridade para desempregados
Requisitos e documentação obrigatória para inscrição:
– Residir em Piracicaba;
– Idade mínima: 18 anos;
– Possuir 4ª série (ou 5º ano) do Ensino Fundamental;
– Apresentar a Carteira de Trabalho, documento original;
– Apresentar originais e cópias do: RG, CPF, comprovante de escolaridade (histórico ou declaração da instituição de ensino) e comprovante de residência atual.
Condutor de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiros – prioridade para desempregados
Requisitos e documentação obrigatória para inscrição:
– Residir em Piracicaba;
– Idade mínima: 21 anos, com capacidade de interpretar textos;
– CNH do Estado de São Paulo com a observação: “Exerce Atividade Remunerada”;
– Possuir Fundamental incompleto;
– Apresentar cópia da CNH com foto ampliada em 30% da original, em papel A4 (a CNH não pode estar vencida, cassada e/ou suspensa, nem constar “permissão para dirigir”;
– O candidato não pode estar respondendo penalmente por crimes nos artigos 302 a 312 da CTB, e dos artigos 121, 157, 213, 218 do Código Penal;
– Apresentação de originais e cópias dos comprovantes de escolaridade e de residência;
– 01 foto 2×2, colorida e recente;
– Prontuário da CNH original para Fins de Direito (solicitar junto ao Poupa tempo ou Ciretran da cidade onde está registrada a CNH, ou poderá ser impresso diretamente pela página do Detran/SP: www.detran.sp.gov.br – Serviços Eletrônicos);
Certidão Negativa de Distribuição Criminal (solicitar no site do Tribunal de Justiça do Estado de SP – esaj.tjsp.jus.br – Certidões – Certidão Criminal Online). Observação: Se a certidão for positiva (ou seja, constar processo), solicitar no Fórum a Certidão de Objeto e Pé de cada processo constando o artigo referente.
Cursos oferecidos prioritariamente a permissionários da Economia Informal, MEI e clientes do Banco do Povo Paulista:
– Empreendedorismo e Negócios de Oportunidade;
– Estrutura de Custos e Formação de Preços;
– Gestão de Estoque;
– Gestão de Pequenos Negócios;
– Higiene e Manipulação de Alimentos
Requisitos e documentação obrigatória para inscrição:
– Residir em Piracicaba;
– Idade mínima: 16 anos;
– Possuir 4ª série (5º ano) do Ensino Fundamental;
– Original da Carteira de Trabalho;
– Apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade (histórico ou declaração da instituição de ensino) e comprovante de residência atual.
SERVIÇO – As inscrições devem ser feitas na Semtre, localizada à rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, nº 700 – Centro (antigo prédio do Senac). As inscrições serão encerradas quando atingirem o número de vagas de cada curso.

 

Deixe uma resposta