“Água, eu preciso e você também” reúne ações no Sesc Piracicaba

Atividades sobre o uso responsável da água, discussões sobre a crise hídrica e as novas formas de enfrentar esta situação são os objetivos das ações que serão realizadas no Sesc Piracicaba em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (que foi celebrado em 5 de junho). O objetivo é informar, sensibilizar e envolver os participantes, por meio de oficinas, bate-papo e encontros, provocando a reflexão sobre nossa relação com esse bem.

Na terça (9) e quinta (11), o bate-papo “Bacias em Rede – Construção de Mapas Colaborativos” aborda a bacia hidrográfica, os pontos de saída da água, seus componentes como rios e córregos e todo o complexo hídrico e ecossistema que a envolvem. Nos encontros, que são gratuitos e acontecerão na Sala de Internet Livre, a Iandé Educação e Sustentabilidade debate e registra essas alterações em um mapa virtual construído colaborativamente.

Explorando a reciclagem e o papel da Cooperativa do Reciclador Solidário de Piracicaba, a Presidente Ednalva de Souza e a catadora de material reciclável, Kátia Cristiane de Souza, realizam o encontro “A reciclagem de todos nós” para falar a respeito do trabalho desenvolvido e esclarecer dúvidas sobre a maneira correta de se fazer o descarte, os produtos que devem ser reciclados, entre outras. O encontro acontece no sábado, dia 13, às 14h, no Hall de Entrada do Sesc Piracicaba.

A programação também traz o Minicurso ‘Cultivo, Aromas e Sabores – Módulo 2’, que propõe a apresentação do cultivo e degustação de plantas cujos sabores e aromas são muito conhecidos em produtos industriais. Com Morgane Retière, do Instituto Terramater, o curso será realizado nos dias 16 e 23 de junho, terças-feiras, às 19h, e a inscrição deve ser feitas na Central de Atendimento ou pelo e-mail [email protected].org.br. A proposta também integra o projeto ‘Da semente à gente’ desenvolvido pelo Sesc Piracicaba que se apresenta como ponto de confluência entre as áreas de Meio Ambiente e Nutrição.

No dia 25/6, quinta, “Eventos Hidrológicos Extremos – A crise hídrica como uma oportunidade de transformações nas Bacias PCJ” proporciona diálogos, participação, envolvimento e mobilização dos diversos setores da sociedade para a prevenção, defesa, convivência e superação dos desafios impostos pelos eventos hidrológicos extremos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O encontro acontecerá no Teatro do Sesc Piracicaba às 8h, e as inscrições estão abertas também na Central de Atendimento ou pelo e-mail [email protected].

E para o encerramento das atividades, os músicos Márcio Sartório, Adriana André e Rodrigo Cabrerisso apresentam no dia 27/6, a partir das 10h a oficina “Água e Rima na Ponta da Língua”, uma composição musical coletiva que estimula a reflexão sobre a relação do ser humano com o ambiente em que vive e seu atual contexto hídrico. E, às 14h30,“Empreendedorismo Sustentável – Consumo” traz bate-papo com Juliana Valente, Mariana Pedroza e Nathália Raggi sobre como o consumo é visto como vilão da poluição do planeta, mas também aborda os que são conscientes e traz exemplos reais de pessoas e entidades que promovem o consumo de maneira sustentável.

 

unnamed (11)

Deixe uma resposta