Águas do Mirante realiza ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a concessionária Águas do Mirante realiza  série de ações socioambientais durante o mês. As ações promovidas pela área de Projetos Socioambientais, em parceria com o Instituto Equipav, integram o Programa Piracicaba Rede 100%. Confira a programação:

01/06 – O início das ações aconteceu na tarde da última segunda feira, 01, com a realização da reunião do projeto “Repórter do Pedaço”, com os alunos da EE Dom Eduardo Milad Koiak, no bairro Santa Fé, na qual será desenvolvido um material informativo sobre meio ambiente e o sistema de esgotamento sanitário, produzido pelos alunos.

O projeto será aplicado até o mês de julho, ao final da ação os participantes do projeto, receberão capacitação e orientação específica da área jornalística, contendo orientações sobre os recursos de comunicação e linguagem, estruturação de texto, processos de elaboração das matérias, acompanhamento de entrevistas, produção de fotos, edição de conteúdo, entre outras práticas.

02/06 – Neste dia, ocorre a oficina de formação de professores com utilização de cartilha específica sobre a área de saneamento, com cerca de 15 professores da escola EE João Chiarini, no bairro Vila Fátima. A atividade visa capacitar os profissionais, para ministrar as disciplinas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário.

03/06 – Os alunos da Escola Estadual Catharina Casale Padovani, em Santa Terezinha, participam de mais uma etapa do projeto “Repórter do Pedaço”, a partir das 10h30.

Neste dia, a equipe técnica de Operações da Águas do Mirante, recebe também, a visita do primeiro grupo de professores da escola na ETE Ponte do Caixão, para apresentar a estrutura e as etapas do processo de tratamento de esgoto.

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA), se torna palco para a apresentação da peça de teatro “Aventuras no Mundo Encanado, desenvolvida e encenado pela Cia de Teatro Roma Produções. A ação acontece a partir das 13h30, com aproximadamente 40 alunos das instituições públicas do município.

09/06 – O segundo grupo de professores da EE Catharina Casale Padovani, visita à ETE Ponte do Caixão.

Ainda nesta data, a concessionária realiza uma “Roda de Conversa” sobre preservação ambiental e plantio de mudas, com a comunidade do Algodoal.

A atividade acontece no Centro Comunitário do bairro, com início às 14h00.

10/06 – A Águas do Mirante promove em duas sessões, sendo às 9h e 14h, a oficina de planejamento orçamentário familiar, no Crás Mário Dedini. Na oportunidade, serão apresentadas fórmulas que auxiliam o controle e a mensuração de gastos do cotidiano e desta forma, auxiliar na diminuição das dívidas.

O oratório São Mario, recebe os representantes da área de Projetos Socioambientais, para realização da “Roda de Conversa”, que tem por objetivo abordar os temas relacionados à preservação ambiental. A ação acontece, a partir das 19h.

23 e 26/06 – Planejamento orçamentário familiar e sustentabilidade, são os temas das palestras, promovidas no Crás Mário Dedini. Promovida em duas sessões, sendo a primeira às 9h e a segunda às 14h.

De acordo com a gestora de Projetos Socioambientais, Maria Aparecida Draheim, as ações foram planejadas com o intuito de conscientizar e integrar a comunidade sobre as questões relacionadas ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida de uma maneira geral.  “O principal objetivo destas atividades é o de proporcionar à comunidade um debate diferenciado e dinâmico, sobre o posicionamento que todos devem assumir para preservar o meio ambiente. Além disso, ao promovermos as ações capacitações dos professores e alunos, ampliamos o nosso canal de comunicação com a população, pois os estudantes e educadores se tornam agentes multiplicadores das informações sobre as formas de conservação ambiental”, esclarece a gestora.

Deixe uma resposta