Aluna do Cena/USP é premiada em congresso na Espanha
A doutoranda Sandra Santa-Rosa do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), orientada pela professora Adriana Pinheiro Martinelli, teve seu trabalho premiado em primeiro lugar no 2nd International APLE-APLF (Congress on “Pollen Biotechnology, Diversity and Function in a Changing Environment”), evento realizado em Madri na Espanha entre os dias 17 a 20 de setembro.
O referido trabalho intitulado de ‘Pollen morphology, ultrastructure and viability in Vriesea ensiformis (Vell.) Beer (BROMELIACEAE)’ teve como objetivo caracterizar morfoanatomicamente bromélias ornamentais da Mata Atlântica, que apresentam alta taxa de extrativismo, e analisar o seu modo de reprodução.
“O estudo faz parte de meu projeto de doutorado e visa fornecer informações para o conhecimento desse gênero e suas famílias, além de gerar dados que possam contribuir para o melhoramento genético, classificação e preservação dessas espécies”, explica a aluna Sandra.
Este prêmio é resultado de um trabalho em equipe e contou com a participação de Mônica Lanzoni Rossi, técnica em análises microscópicas do laboratório de Histopatologia e Biologia Estrutural de Plantas do Cena/USP, que obteve as imagens no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Microscopia Eletrônica NAP/Mepa – Esalq.
Promovido pelas Sociedades de Palinologia da França e Espanha, e organizado por palinologistas do Conselho Superior de Pesquisas Científicas e pela Universidade Complutense de Madri, o evento é altamente reconhecido por profissionais das mais importantes da área de palinologia, com participantes de vários países.
Além do pôster premiado, o laboratório de Histopatologia e Biologia Estrutural de Plantas do Cena/USP marcou presença no congresso com a apresentação de outros três de seus integrantes: Everton Hilo de Souza, Mônica Lanzoni Rossi e Adriana Pinheiro Martinelli.