Ambulatório de Hemoglobinopatias e Doença Falciforme é inaugurado

A Secretaria de Saúde de Piracicaba inaugurou nesta segunda-feira (27) o Ambulatório de Hemoglobinopatias e Doença Falciforme. Instalado na UBS Alvorada, a unidade irá oferecer tratamento multidisciplinar para os pacientes com talassemia, anemia falciforme e outros distúrbios das hemoglobinas humanas, de acordo com informações do site da Prefeitura de Piracicaba.

Com equipe multidisciplinar, o ambulatório contará com um médico hematologista, um pediatra e enfermeira especializada em hematologia e será referência para avaliação do Teste do Pezinho no município. “Iremos oferecer todo o atendimento necessário, a cobertura vacinal especial para os pacientes e suporte em outras especialidades, conforme a necessidade do paciente”, afirma o médico hematologista Lineu Antonio Cardoso.

Segundo Cardoso, atualmente 40 pacientes do município fazem tratamento em unidades hospitalares nas cidades de Botucatu e Campinas. “Temos pacientes que fazem acompanhamento na Unicamp e no Boldrini. Nossos profissionais serão capacitados no Boldrini e no futuro teremos a discussão de casos clínicos e os pacientes hoje atendidos fora poderam optar por fazer o tratamento no município”, disse o médico.

De acordo com a enfermeira Simone Fuzatto, haverá acompanhamento ainda em áreas como nutrição, odontologia, oftalmologia, nefrologia, cardiologia e ortopedia. “Além disso estabelecemos uma parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba num futuro próximo e com o Boldrini para alguns exames como o ecodopler transcraniano”, afirmou.

Dados do Ministério da Saúde afirmam que a proporção de nascidos vivos no Estado de São Paulo com anemia falciforme é de um para cada 4 mil. A proporção dos nascidos vivos com traço falciforme em São Paulo é de um para cada 35 mil.

Deixe uma resposta