Apla e Apex-Brasil assinam convênio do Projeto Sugarcane Bioenergy Solution

Inovação e competitividade serão os temas principais abordados em seminário promovido pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), no próximo dia 27, no Parque Tecnológico Piracicaba, “Engenheiro Emílio Bruno Germek”, em Piracicaba (SP), das 9h30 às 17hs.

No período da manhã, a programação está composta por palestras e a assinatura do convênio do Projeto Sugarcane Bionergy Solution 2012/2013 entre a Apex-Brasil e o Apla.

O convênio entre as entidades tem como objetivo fomentar o comércio exterior de toda a cadeia produtiva do setor sucroenergético. Entre as ações do projeto, estão participações nas maiores feiras do setor, missões e rodadas de negócios em diversos países como México, Peru, Colômbia, Costa Rica, África do Sul, Austrália, Indonésia, Paraguai, Argentina, entre outros mercados-alvo do projeto.

Após a assinatura do convênio será realizado o Seminário Apex-Brasil “Exportar é Inovar” que aborda temas como a internacionalização, produtos e serviços disponibilizados pela Agência para auxiliar as empresas do setor a se inserirem ou ampliarem suas participações no mercado internacional.

No evento também será assinado o protocolo de cooperação entre o Apla, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq-Usp) e o Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura). “Neste dia, assinaremos o documento que orienta como o Parque Tecnológico Piracicaba e estas importantes instituições de pesquisa e ensino vão trabalhar, para que juntos possam maximizar os esforços na busca de inovação e competitividade do setor sucroenergético”, comentou Flávio Castelar, diretor executivo do Apla.

O Fórum de Competitividade promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) será realizado a partir das 13h45 e terá a participação de representantes do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) abordando questões sobre Biorrefinarias e etanol de segunda geração. Já executivos da Braskem trazem o Polietileno Verde para o debate e, a diretoria da Hyundai fala sobre a tecnologia Flex do automóvel recém-lançado, HB20.

Confira abaixo a programação completa:

Manhã:
09h30: Credenciamento
10h00: Abertura e boas-vindas

Tarcisio Angelo Mascarim – Presidente do Apla

Rogério Bellini – Diretor de Negócios da Apex-Brasil

10h10 – Assinatura do convênio entre Apex-Brasil e Apla
10h15 – Palestra ”Apex-Brasil: Exportar é inovar”

Rogério Bellini – Diretor de Negócios da Apex-Brasil

10h35 – Perguntas e Respostas

10h45 – Palestra Balanço Brazil Sugarcane Bioenergy Solution e Perspectivas do setor com Flávio Castelar – Diretor Executivo do APLA

11h05 – Palestra Internacionalização com Hanna Welgacz – Analista da Unidade de Internacionalização da Apex-Brasil

11h30 – Assinatura do Protocolo de cooperação Apla/Esalq/Cena

11h45 – Encerramento

Tarde:

12h00 – Brunch

13h45 – Abertura do Fórum de Competitividade Sebrae

14h00 – Painel 1 – CTC – Biorrefinarias e Etanol de 2ª Geração

15h00 – Painel 2 – BRASKEM – Polietileno Verde (a partir do etanol)

16h00 – Painel 3 – Hyundai – Tecnologia Flex do HB20

Serviço:

Data: 27 de novembro de 2012
Horário: 9h30 às 17h00
Local: Parque Tecnológico Piracicaba “Emílio Bruno Germek” – Auditório da APLA – Rua Cezira Giovanoni Moretti, nº 3.900 – Jardim Santa Rosa – Piracicaba/SP

Inscrições: (19) 3433.6404 / www.apla.org.br/portal

Deixe um comentário