Arq.Futuro realiza edição em Piracicaba

Plataforma de discussão em arquitetura e urbanismo, o Arq.Futuro ocorre pela primeira vez fora do circuito das capitais brasileiras. Em sua segunda edição deste ano, ele se transfere para Piracicaba, a 200 km de São Paulo, com uma programação de palestras e debates organizada ao longo de dois dias, 4 e 5 de agosto próximos, a partir das 9h, no Teatro do Engenho Central.

O Arq.Futuro focaliza o  tema “A Cidade e a Água” em suas edições de 2014. Protagonista de reconhecidas transformações urbanas, a cidade de Piracicaba há anos vem dando atenção especial à gestão das águas e seus desafios. Daí a oportunidade de sediar este Arq.Futuro, que, por sua vez, envolverá a participação não só de representantes dos municípios da região, mas também de especialistas brasileiros e estrangeiros.

O evento será realizado no Teatro do Engenho, um antigo galpão industrial restaurado pelo escritório Brasil Arquitetura, de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, e discutirá questões como gestão e governança dos recursos hídricos, saneamento, política habitacional, patrimônio histórico e valorização urbana. As palestras dirigem-se não apenas a profissionais e estudantes, mas a um público amplo, interessado em temas como cidadania, sustentabilidade, mobilidade e políticas habitacionais.

Entre os convidados estão o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato; o empresário Rubens Ometto, presidente do grupo Cosan e do conselho de administração da empresa Raízen; Gesner de Oliveira, ex-presidente da Sabesp, diretor da consultoria GO Associados e PhD pela Universidade da Califórnia/Berkeley; Luis Roberto Moretti, secretário-executivo do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ); Lauro Pinotti, urbanista e diretor do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP); e Weber Amaral, PhD pela Universidade de Harvard, professor da Esalq/USP e representante brasileiro no UN Global Compact Program.

O evento também contará com a participação de Fernando de Mello Franco, Secretário de Desenvolvimento Urbano da Cidade de São Paulo, Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, e Inês Magalhães, Secretária Nacional de Habitação. Para discutir o uso de novas tecnologias no desenvolvimento urbano, o Arq.Futuro convidou o arquiteto italiano Carlo Ratti, diretor do City Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Pablo Ernesto Larrieux, diretor do Centro de Inovação da Telefónica; e o advogado e especialista em tecnologia da informação Pablo Cerdeira, também coordenador de big data da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ainda na programação, Martin Corollun, do escritório Metro Arquitetos, de São Paulo, falará sobre o uso da água em projetos arquitetônicos. Já Fábio Magalhães, museólogo responsável pelo conceito do futuro Museu do Açúcar de Piracicaba, conduz debate sobre patrimônio histórico e valorização urbana. De Portugal, participam o arquiteto Carlos Prata, autor do projeto Molhes do Douro, e o engenheiro José Pedro Matos Fernandes, presidente do conselho da empresa Águas do Porto.

O evento Arq.Futuro Piracicaba – A Cidade e a Água é uma correalização de BEĨ+, Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural e IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), com  patrocínio de Raízen e UNEAR.

Sobre o Arq.Futuro

Um dos fóruns mais importantes de arquitetura e urbanismo do País, o Arq.Futuro terá como tema central de suas edições em  2014 “A Cidade e a Água”. Depois do evento em Piracicaba, realiza o segundo e grande encontro sobre o tema na capital paulista, entre os dias 23 e 25 de setembro, no Auditório Ibirapuera.

O Arq.Futuro também promove eventos paralelos ao longo do ano, e em diversas cidades brasileiras, com o objetivo de descentralizar discussões sobre desenvolvimento urbano, disseminar informações e contribuir para a formação de uma agenda positiva em torno de cidades que inovam em áreas como planejamento, sustentabilidade, mobilidade, habitação e lazer.

Criado em 2011, o Arq.Futuro tornou-se progressivamente palco de um debate  ambicioso sobre  gestão urbana e cidades sustentáveis, atraindo nomes de peso da arquitetura mundial, como Shigeru Ban, Zaha Hadid, João Filgueiras Lima (Lelé), Jacques Herzog, Thom Mayne e Isay Weinfeld, que por sua vez se  juntaram a economistas, legisladores, ativistas e cientistas políticos, num debate plural voltado à promoção de mudanças.

Como plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, o Arq.Futuro produz conteúdo em formato impresso, digital e audiovisual, com a preocupação de democratizar sua produção e trazer o público para o centro da discussão.

Acompanhe notícias e discussões sobre as cidades do Brasil e do mundo, bem como informações sobre eventos futuros, em nosso Facebook e Twitter.

 

Confira a programação e inscreva-se
Serviço

Arq.Futuro Piracicaba: A Cidade e a Água

Dias 4 e 5 de agosto

Local: Teatro Municipal Erotídes de Campos, Engenho Central. Av Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho, CEP 13405123. Telefones: (19) 3413-8526/3413-5212. Estacionamento no local. Capacidade: 422 pessoas. Prédio acessível. Site: http://semac.piracicaba.sp.gov.br/engenho/

Evento aberto ao público. Inscrições: arqfuturo.com.br (Inscrições mediante capacidade do local. Os inscritos devem comparecer ao evento com 30 minutos de antecedência, levando um documento de identificação.)

Inscrições: http://www.arqfuturo.com.br/piracicaba-cidade-agua.html

Confira a programação completa em:http://www.arqfuturo.com.br/img/programacao_piracicaba.pdf

 

Deixe um comentário