Ascopi promove seminário sobre nova norma para edificações habitacionais

Em julho desse ano, entrou em vigor a Norma de Desempenho NBR 15.575:2013 – Edificações Habitacionais, que institui o nível mínimo para os elementos principais de toda e qualquer edificação habitacional ao longo de sua vida útil. Desde então, engenheiros e arquitetos estão se adequando às novas exigências legais. Para contribuir com essa qualificação, a Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi) promove no dia 5 de novembro, terça-feira, das 8h30 às 12 horas, o seminário gratuito “A Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais”, apresentado por empresas de consultoria especializadas na disseminação desse importante conceito.

O evento é destinado a profissionais e estudantes do setor da construção civil e será realizado no auditório da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) com o apoio do Crea (Conselho Regional de Engenharia), do CTE (Centro de Tecnologia de Inovações) e da Aubicon.

Segundo o presidente da Ascopi, Ricardo Kraide, embora o conceito de desempenho e a necessidade de estabelecer requisitos mínimos para edificações habitacionais tenham sido pauta no setor da construção nos últimos 30 anos, grande parte do mercado ainda precisa se preparar para a nova Norma. “Os requisitos específicos para os elementos de estrutura, vedações, instalações hidrossanitárias, pisos, fachada e cobertura estabelecidos pela NBR envolvem, além de conhecimentos específicos, adequações em várias áreas e processos das empresas.”

Esse processo pode gerar inclusive a necessidade de requalificação das equipes de projetistas, de obra e engenharia, de adequação dos projetos, reavaliação dos custos da construção, investimentos nas áreas de desenvolvimento tecnológico, restruturação na seleção de sistemas e materiais, ente outras. “Mais do que atender meramente aos requisitos técnicos, a Norma traz uma necessidade de mudanças no modo de definir o produto a ser construído, projetar, especificar os sistemas e materiais e ainda construir”, afirma Marcia Menezes, diretora da área de Inovação & Tecnologia do CTE e uma das palestrantes do evento.

Kraide reitera o convite a todos os estudantes de engenharia e arquitetura da cidade e região e aos profissionais da área para participarem desse importante encontro, frisando que a palestra é gratuita e não há necessidade de fazer inscrições.

 Serviço

Seminário “A Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais”

Data: 5 de novembro, 3ª feira

Hora: das 8h30 às 12 horas

Local: Escola de Engenharia de Piracicaba – Av. Monsenhor Martinho Salgot nº 560 – Vila Areão

Gratuito

Deixe um comentário