Astrônomos brasileiros se reúnem em Maceió

De 7 a 9 de novembro, astrônomos de todo País estarão reunidos em Maceió, AL, no 17º Encontro Nacional de Astronomia, ENAST.

Estarão apresentando trabalhos não somente de ordem científica como propostas pedagógicas para o aprimoramento do ensino da astronomia nas escolas e universidades. Também astrônomos e educadores latino-americanos já confirmaram presença. Como habitualmente acontece, será realçado os esforços da Agência Espacial Brasileira, AEB, no desenvolvimento dos foguetes nacionais visando o lançamento dos nossos satélites. O Programa AEB Escola e a   Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBAA, que este ano atingiu mais de 1 milhão de estudantes do ensino médio e fundamental, é uma referência que cresce a cada ano. O Encontro é coordenado pelo Observatório Astronômico ‘Genival Leite Lima’, ligado ao Centro de Ciências e Tecnologia da Educação  tendo como parceiro a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e Inovação.

A palestra de abertura estará a cargo do astrofísico Augusto Damineli do IAG-USP, famoso por resolver um enigma de quase dois séculos envolvendo a estrela Eta Carinae, a maior e mais luminosa estrela da Via Láctea. Ele irá discorrer sobre essa descoberta que envolveu pesquisas desde 1997. Da NASA-GSFC virá a Dra. Duilia de Melo que discorrerá sobre ‘Universo Extragalático.

Por São Paulo, de Piracicaba, está confirmada a presença do astrônomo Nelson Travnik, do Observatório Astronômico, órgão da Secretaria Municipal de Educação, convidado a proferir uma das cinco palestras especiais e uma apresentação oral. A programação completa do 17º ENAST está no site : www.enast.org.br. Em 2015 foi escolhida a capital mineira, Belo Horizonte para sediar o 18º ENAST.

 

Deixe uma resposta