Ato contra a construção da barragem de Santa Maria da Serra

barragemNo próximo sábado, 9, no Largo dos Pescadores, às 11hs, acontece o Ato contra a construção da barragem de Santa Maria da Serra. A mobilização terá como foco a conscientização sobre o debate em torno da construção da barragem de Santa Maria da Serra, e os participantes da feira de meio ambiente, que acontece na mesma data no Engenho Central, e a população em geral.

O projeto de construção da barragem no Rio Piracicaba, no município de Santa Maria da Serra, prevê a inundação de uma área de 33 km², e a elevação de até 15 metros no nível do Rio para ampliar em 55km o trecho navegável da hidrovia Tietê-Paraná, de Artemis à Barra Bonita, é bastante controverso, desde sua concepção, há mais de vinte anos.

Parado desde 1999, na fase de licenciamento ambiental, foi recentemente retomado pelo Governo do Estado, sob articulação do Deputado Federal Mendes Thame.

Se por um lado o sistema hidroviário é fundamental ao desenvolvimento nacional, à medida que barateia a escoação da produção, com baixa emissão de poluentes, o impacto ambiental previsto da obra é incalculável.

Os ambientalistas são unânimes ao dizerem que o Rio Piracicaba mudará em definitivo com o sistema de eclusas. Tendo em vista a diminuição drástica da vasão do rio, aumentará o acúmulo de sedimentos, principalmente na foz dos afluentes, contribuindo para o assoreamento do Piracicaba e dos rios que nele desaguam.

Outra consequência do represamento será a mudança no habitat de centenas – senão milhares de espécies de aves, peixes, mamíferos, repteis, além de uma área de 33km², de mata predominantemente nativa.

Os técnicos do Governo do Estado apostam na possibilidade de compensação pelo dano causado ao meio ambiente, na tentativa de enfim, conseguir licenciamento ambiental a obra. Os ambientalistas duvidam, pois entre os biomas afetados, está, por exemplo, a área denominada “Tanquan”, ou o “mini-pantanal paulista”, enorme planície, que se construída a barragem, será inundada, onde foram catalogadas 23 espécies ameaçadas de extinção.

 

Conheça o evento no Facebook

Deixe uma resposta