Banheiros da Rua do Porto passam por obras de reparo e melhoria

A Secretaria de Turismo (Setur) coordena a obra de reparo dos dois (2) banheiros públicos localizados na Rua do Porto (av. Alidor Pecorari): um próximo ao Casarão do Turismo e o outro no bolsão próximo ao Campo de Futebol; e do vestiário localizado ao lado da Casa do Artesão.

Com investimento de R$ 173.790,00 (cento e setenta e três mil setecentos e noventa reais), a obra, de responsabilidade da empresa Moreti Valle Construtora Ltda-EPP, vencedora da licitação, que teve o contrato assinado e a ordem de serviço emitida no dia 19 de fevereiro, tem prazo de 120 dias para ser concluída.

Os banheiros passarão pelos seguintes reparos: readaptação para pessoas com deficiência e ostomizados, conforme a Lei Complementar Nº 317, de 10 de março de 2014; troca dos aparelhos sanitários; reparo em todo o piso existente; troca das portas; reparo dos revestimentos; limpeza geral; barrado de pastilha que evita sujeira e infiltração; instalação de dispensers embutidos de sabão, papel e lixeiras (equipamentos antivandalismo); instalação de novos acessórios e pintura tanto das paredes como da cobertura.

A reforma prevê melhorias nos espaços visando deixar estes equipamentos públicos sempre adequados para uso dos visitantes. A modernização acontecerá com a implantação dos novos acessórios e dispensers embutidos, que serão instalados nos banheiros e vestiário. “É importante destacar que a escolha dos equipamentos que estão no projeto da reforma destes banheiros foram escolhidos com base em pesquisas realizadas pela equipe da Setur, que buscou por equipamentos adequados que possam ser utilizados em banheiros de áreas públicas com grande fluxo de pessoas”, afirma Rose Massarutto, secretária de Turismo.

Os banheiros e o vestiário foram construídos na Fase 1 do Projeto Beira Rio, no trecho entre o início do calçadão da Rua do Porto (ao lado do Casarão do Turismo) e a ponte do Morato, e que foi inaugurada em dezembro de 2004. Desde a inauguração, foram realizadas manutenções de rotina pela Sedema, e esta será a primeira reforma realizada pela Prefeitura, por meio da Setur. “Há sempre a necessidade de manutenção dos equipamentos públicos para que possamos manter em ótimo funcionamento e melhor atender os frequentadores e visitantes, principalmente na Rua do Porto, que recebe cerca de 80.000 mil pessoas por mês”, explica a secretária de Turismo.

Esta obra faz parte do Plano de Governo do prefeito Gabriel Ferrato, com a meta de realizar investimentos no complexo turístico da Rua do Porto, por meio da manutenção e revitalização dos espaços públicos para visitação. Essa obra tem por objetivo proporcionar a melhoria da visitação deste espaço público.

Os banheiros da Rua do Porto abrem diariamente (de domingo a domingo), das 6h às 22h, e atualmente, o vestiário abre somente para uso do Campo de Futebol, porém estão previstas atividades futuras no entorno da Casa do Artesão, que irão ter como suporte este vestiário para o uso dos visitantes. A obra será realizada em 3 fases, sendo realizados os reparos em um banheiro por vez. Durante a reforma, que será iniciada pelo banheiro localizado próximo ao Casarão do Turismo, a Setur recomenda que os visitantes utilizem o banheiro localizado dentro do Parque da Rua do Porto.

Deixe uma resposta