Beth Salles destacou os temas dominantes para o inverno 2014

A designer Beth Salles falou sobre as tendências para o vestuário feminino no inverno 2014, vindas das passarelas dos centros de moda como Paris, Milão e Nova Iorque na quarta-feira, no Senac Piracicaba. A palestra Temas e Produtos do Segmento Feminino Inverno fez parte do Senac Fashion Day- Inverno 2014.

Os temas que inspiraram as coleções mundo afora podem ser agrupados em Galeria do Rock, Filme Noir, Tempos Modernos e Opulência Folk, sendo que em cada um deles têm traços característicos, mas também muito espaço para a criatividade de uma coleção. As cores fortes são o preto e branco, mas usados de forma bem diferente do verão, assim como azul cobalto, que deve ser a referência da estação, e os tons vermelho Valetino e vermelho-alaranjado.

Ela destacou que as influências não devem engessar a moda brasileira, que precisa ter características próprias como cor, sensualidade, tecidos mais leves e estampas com a cara do país, que inclui música, luz, praia, futebol e sensualidade. Confira um resumo das tendências em cada tema.

Galeria do Rock: muito preto, branco, vermelho, cinza, verde militar. O xadrez, herança grunge, é obrigatório. Couro, tachas, strass, metais, meias, vestidos com tecido florido em fundo preto, malhas maxi pull, jeans em todas as lavagens, botas, saias envelope (mini, lápis e midi), kilt, transparências, cardigãs, golas e golas falsas e a legging.

Filme Noir: A referência mais clássica, com cores como o cor-de-rosa, bege, camelo, azul-bebê vindos dos filmes clássicos com Marlene Dietrich e Grace Kelly. As peças tendem a lembrar o guarda-roupa masculino, com bolsos quadrados e seriedade, mas ganham uma leitura muito feminina com cinturas marcadas, delicadeza nos acessórios e decote em V ou criados para deixar ombros e pescoço mais sensuais. As golas-laço para as mulheres de muita personalidade e as roupas underwear, como combinações, usadas como vestidos sob casacos pesados e botas.

Tempos Modernos: O moletom volta com força e muito matelassê, além de outros tecidos modernos, inteligentes e esportivos. Calças joggings, leggings e conforto do pijama. Ombros mais estruturados e arredondados, lembrando uniformes de jogadores de baseball. Muita informação atual em estampas, que podem ser desde frases até imagens tecnológicas em estampas corridas ou pontuais.

Opulência Folk: Esse é o tema da mistura, do excesso, do brilho, do pesado, da experimentação. Nele cabem o dourado, o vermelho, o preto e branco sempre, além de muito bordado, detalhes, estampas inspiradas em vitrais de igrejas e arte sacra. Os tecidos são nobres e as estampas para t-shirts e outras peças são poderosas. Há muito brocado, peles, moletons com matelassê, estampas de bichos, principalmente o gato, camisas com detalhes, inclusive as golas bordadas.

1 comentário

  1. […] As demais tendências? Confira as informações completas sobre o Inverno de 2014. […]

Deixe uma resposta