Blitz abordará a segurança no trânsito de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), promove nesta quinta, 16/06, às 15h, uma blitz educativa no cruzamento da avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Regente Feijó. A ação faz parte da quarta etapa da campanha Sinal Aberto pra Vida, lançada no último dia 7, que visa a conscientização e a educação no trânsito.

Durante a blitz, que conta com a parceria do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, será distribuído material da campanha e realizadas orientações sobre segurança no trânsito, de forma rápida para não atrapalhar o fluxo de veículos.

CAMPANHA – A quarta etapa da campanha Sinal Aberto pra Vida, promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran, tem como temas de abordagem Não Corra, Não Mate, Não Morra, que trata do excesso de velocidade, e Quem Respeita a Faixa dá Preferência à Vida, sobre a importância do uso da faixa de pedestres.

De acordo com dados divulgados pela Semuttran, de 2011 a 2015 houve queda de 38% no número de acidentes ocorridos no trânsito em Piracicaba. Em 2011, o município tinha 237.219 veículos e foram registrados 710 acidentes com vítima para cada 100 mil veículos. Já em 2015, com 288.931 veículos, os acidentes caíram para 439 para cada 100 mil veículos.

Para o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, um conjunto de ações foi fundamental para a queda nos índices. “Estamos no caminho certo para a redução de mortes e acidentes de trânsito. Essa campanha, juntamente com as ações de engenharia e fiscalização, tem contribuído para a redução dos índices de acidentes ocorridos na malha viária urbana do município”, ressaltou.

Esta etapa da campanha prevê ações do Sest/Senat, Ciet, PM e blitz do Corpo de Bombeiros na avenida Corcovado, em frente ao Supermercado Ideal, Santa Teresinha e avenida Armando de Salles Oliveira, próximo ao TCI (Terminal Central de Integração), com abordagem, conscientização e distribuição de panfletos.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, apesar de o município estar dentro das premissas da ONU (Organização das Nações Unidas), que instituiu a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, com a diminuição de 38,17% dos acidentes com vítimas em cinco anos, a Prefeitura trabalha incansavelmente para que o número de acidentes continue decrescendo. “A ONU trabalha com a meta de redução de 50% em dez anos”, disse.

HISTÓRICO – A série Sinal Aberto pra Vida teve início em 2013, sob o mote Pare, Pense, Viva, que intensificou a conscientização para o imprescindível uso da faixa de pedestres. Em 2014, os motociclistas foram o público-alvo da conscientização, com a campanha Motociclista, não Apresse a Vida.

Já no ano passado, a Semuttran trabalhou com a importância e a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança na campanha Não se Desprenda da Vida e Não Feche os Olhos para o Perigo, pelo não uso do celular ao dirigir.

Deixe uma resposta