Cadastro para castração de animais têm inicio

Teve início nesta segunda-feira (27) o agendamento de castração de cães e gatos. A partir de fevereiro deste ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Canil Municipal voltam a realizar cirurgias gratuitas nos animais. Pessoas interessadas deverão entrar em contato pelo telefone 156 do Serviço de Informação à População (SIP).

O agendamento será feito de acordo com as vagas disponíveis. As cirurgias acontecerão de segunda a sexta-feira, sendo oito cães e quatro gatos por dia. Para cadastração em fevereiro, a agenda é aberta em janeiro, da mesma forma como ocorreu em 2013.

Dias antes da data marcada para o procedimento, o responsável pelo animal recebe um email que confirma o agendamento e com orientações sobre a forma de conduzir o bicho até o canil. Todos devem estar no local às 7h30.

Cães e gatos são pesados e colocados em locais individuais. Enquanto ocorrem as cirurgias, os donos assistem a uma palestra com médico veterinário sobre guarda responsável e direito dos animais. Cuidados pós-operatórios, como alimentação, repouso e limpeza dos pontos serão relatados aos proprietários dos animais. Em 2013 foram agendadas 3.427 castrações, 2.422 pelo 156 e 1.005 para atender casos especiais e mutirões.

Confira o cronograma para agendamento ao longo do ano: março (a partir de 24 de fevereiro); abril (25 de março); maio (28 de abril); junho (26 de maio); julho (não tem agendamento); agosto (28 de julho); setembro (25 de agosto); outubro (29 de setembro); novembro (27 de outubro); dezembro (27 de novembro)

Deixe um comentário