Campanha de vacinação antirrábica

Já teve início a Campanha de Vacinação Antirrábica, que segue até 9 de novembro.

É importante, tanto aos profissionais da Saúde quanto aos proprietários, observar o comportamento dos animais. São basicamente quatro estados: em alerta, com medo, nervoso ou calmo. A diferença pode ser avaliada pela postura. “Alguns animais nunca saem de casa e ficam muito estressados pela aglomeração de pessoas, outros animais e crianças. É muito movimento novo e barulho. Eles avançam quando estão com medo e se sentem acuados, mordem para se defender. Por isso deve-se deixar o ambiente o mais tranquilo possível”, explicou o médico veterinário Paulo Lara.

Segundo o veterinário, a maioria dos animais ficam tranquilos pelo estado de euforia que estão. “Encaram a atividade como um passeio e as vezes nem percebem que foram vacinados.” Alguns pequenos detalhes podem evitar acidentes. O uso de óculos escuros, por exemplo, não é bem aceito pelos bichanos. Distrair eles na hora da aplicação também funciona bem: “segurar os gatos pelo dorso ou massagear a orelha dos cães é uma boa tática”. Para animais de pequeno porte, o ideal é que sejam vacinados no colo dos proprietários. “Todos os cuidados são tomados principalmente para garantir a segurança de animais e condutores”, ressaltou Lara.

Cães e gatos a partir de 3 meses devem receber a vacina. Os responsáveis devem evitar que animais sejam conduzidos por crianças ou pessoas idosas, que não terão condições de segurar cães e gatos mais agitados. “Os cães devem ser levados em guias adequadas. Muitos chegam com fios finos, que podem arrebentar com facilidade ou ainda machucar os animais. Para os gatos, o ideal é que sejam colocados em sacos de pano, como fronhas, ou até mesmo em sacos como de cebola. Embora não pareça o meio mais confortável, é onde os felinos ficarão contidos e mais seguros”, explicou médico veterinário Paulo Lara.

Os proprietários de animais que estiverem em tratamento ou gestação devem ser orientados pelo veterinário de confiança. Em caso de dúvidas, a vacina não deve ser aplicada. Os animais que não forem imunizados durante a campanha podem procurar pelo Canil Municipal para receber a dose em qualquer época do ano.

A vacina aplicada será a Rabisin-i (Merial), importada da França e a mais conceituada entre os veterinários, usada pela Secretaria de Saúde desde o ano passado. Será aplicada uma dose única, independente os porte do animal. “São raríssimos os efeitos colaterais, nunca aconteceu em nossas campanhas. Contudo, em caso de reação o Centro de Controle de Zoonoses deverá ser comunicado. Além disso, haverá um veterinário de plantão para atender ocorrências”, garantiu Lara.

A Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, segue até dia 9 de novembro. Serão oito sábados de campanha, totalizando 147 postos de vacinação espalhados pela área urbana da cidade. No primeiro semestre a campanha percorreu a zona rural de Piracicaba e vacinou 17 mil animais domésticos. Em 2012 foram vacinados 41.200 animais contra a raiva, sendo 35.736 cães e 5.464 gatos.

Antes de iniciar a campanha, o CCZ fez a capacitação dos profissionais de saúde por meio de palestra e treinamentos práticos no Canil Municipal.

Deixe uma resposta