Campanha de vacinação antirrábica na Zona Rural termina dia 13

Termina no sábado, 13/08, a Campanha de Vacinação Antirrábica na Zona Rural de Piracicaba, realizada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal de Saúde. Iniciada em 4 de junho, a campanha já imunizou 8.773 animais, entre cães e gatos, e deve chegar a 9.500 até a semana que vem.

De acordo com a médica veterinária e diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, a meta inicial era imunizar 10 mil animais, mesmo número de 2015, mas as equipes observaram uma redução de animais na zona rural este ano. Isso se deve a dois fatores, de acordo com Eliane: o êxodo rural e à não substituição pelos proprietários de bichos de estimação que morrem. “Todos os anos visitamos as mesmas regiões rurais e observamos várias casas fechadas porque as famílias mudaram-se para a área urbana”, constata Eliane.

Durante esta semana as equipes realizaram atendimento casa a casa na região da Usina Costa Pinto, Tamandupá e outros bairros próximos desses locais. Neste sábado haverá dois postos de vacinação no bairro Campestre. Das 8h às 12h, as equipes estarão no Centro Social e, das 13h às 17h, na Escola Maria Benedicta Pereira Penezzi.

Eliane explica que durante a próxima semana não haverá vacinação casa a casa, mas que no sábado, 13/08, as equipes atenderão os proprietários de animais do bairro São Francisco/Bongue, encerrando a campanha na Zona Rural.

Os profissionais do CCZ solicitam que os proprietários prendam seus animais previamente à visita da equipe ou quando levarem até os postos de vacinação. Os cães devem ser conduzidos com guias e por adultos. Para os animais de grande porte ou mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos deverão ser levados em caixas de transporte ou em sacos semelhantes aos de embalar cebolas, para evitar fugas ou possíveis acidentes com o animal, proprietário ou vacinadores.

Todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade deverão receber a vacina antirrábica. Animais doentes, em tratamento ou debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário, assim como as gestantes. Os animais com crias devem esperar o desmame dos filhotes para receber a dose.

A vacina antirrábica está à disposição da população durante todo ano no Centro de Controle de Zoonoses. O atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 17h. O CCZ está localizado na rua Mandis, s/nº, no Jupiá. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2400.

Deixe uma resposta