Campanha de vacinação antirrábica termina em 8 de agosto

Iniciada em 4 de junho, a Campanha de Vacinação Antirrábica na Zona Rural de Piracicaba, realizada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, imunizou até o último sábado, 16/07, 6.402 cães e 1.119 gatos, totalizando 7.521 animais.

De acordo com a médica veterinária e diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, esta semana as equipes realizam atendimento no distrito de Anhumas. “A região tem uma grande extensão territorial e as equipes vão percorrer todos os sítios da região para vacinar todos os animais”, informa Eliana.

Ela salienta ainda que é fundamental que todos os animais recebam a dose da vacina devido à incidência de casos de morcegos com raiva na área rural e que transmitem o vírus para os bovinos e equinos. “A adesão das pessoas está sendo extremamente positiva e até o final da campanha queremos atingir a meta de imunizar 10 mil animais”, reforça a médica veterinária.

Os profissionais do CCZ reforçam o pedido para que os proprietários prendam seus animais previamente à visita da equipe ou quando levarem até os postos de vacinação. Os cães devem ser conduzidos com guias e por adultos. Para os animais mais agressivos ou de grande porte, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos deverão ser levados em caixas de transporte ou em sacos semelhantes aos de embalar cebolas, para evitar fugas ou possíveis acidentes com o animal, proprietário ou vacinadores.

Todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade deverão receber a vacina antirrábica. Animais doentes, em tratamento ou debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário, assim como as gestantes. Os animais com crias devem esperar o desmame dos filhotes para receber a dose.

A vacina antirrábica está à disposição da população durante todo ano no Centro de Controle de Zoonoses. O atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 17h. O CCZ está localizado na rua Mandis, s/nº, no Jupiá. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2400.

Deixe uma resposta