Campanha de Vacinação contra a Gripe tem início

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2015 teve início na  segunda-feira, 4 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 63,6 mil pessoas em Piracicaba, o que corresponde a 80% do público-alvo, estimado em 79,6 mil pessoas. Devem receber a vacina, que tem dose única, crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), além de trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas, indígenas, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

De acordo com o ministério, a campanha irá ocorrer até o dia 22 de maio em todas as unidades de saúde. O Dia D de vacinação na Zona Urbana está programado para o sábado, 9 de maio, quando 60 postos entre fixos e volantes estarão à disponibilidade da população piracicabana. A vacinação na Zona Rural está programada para o dia 16.

A campanha foi lançada oficialmente em Piracicaba na tarde desta quarta-feira (30) no Lar Betel. Durante o lançamento, cerca de 90 idosos residentes na instituição receberam a dose da vacina. “É extremamente importante que as pessoas com indicação, principalmente os idosos, busquem a unidade de saúde mais próxima durante o período da campanha para tomar a vacina, que é segura e não causa gripe”, alerta o secretário de Saúde, Pedro Mello.

Em 2014, a cobertura vacinal total foi de 71,16%m sendo que os menores índice foram registrados entre as crianças (66,31%) e idosos (69,37%). “Infelizmente esse é um cenário que vem se repetindo ao longo dos anos, por conta de uma cultura errada de as pessoas acharem qua a vacina causa a gripe ou mata. A vacina é extremamente segura e não causa a doença porque é composta por vírus inativado”, alerta a enfermeira Fernanda Menini, diretora da Vigilância Epidemiológica.

Deixe uma resposta