Campanha de Vacinação contra Gripe é prorrogada

A Campanha de Vacinação contra a Gripe (influenza) foi prorrogada por uma semana e segue até o dia 16 de maio.
O público-alvo da campanha é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, pessoas com mais de 60 anos, comorbidades e população do sistema prisional. O total estimado de pessoas a serem vacinadas na campanha é de 79,2 mil, sendo que a meta é atingir o mínimo de 80% dessa população, ou seja, 63,3 mil pessoas. A vacina é trivalente, imuniza contra diferentes subtipos de influenza e tem aplicação intramuscular.
A aplicação é contra-indicada em casos de reação anafilática em doses anteriores, reação anafilática após ingestão de ovo ou reação a qualquer tipo de componente da vacina. Para casos de doenças agudas febris graves, a vacina deve ser adiada. A aplicação pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outro tipo de vacina do PNI (Programa Nacional de Imunizações) ou administração de qualquer medicamento. A vacina não daá gripe. Segundo o DataFolha, apenas 4% dos vacinados relataram algum tipo de reação, tais como febre, cefaleia e mialgia com início até 48 horas após a aplicação e duração de 1 a 2 dias.
Durante a próxima semana, as vacinas serão aplicadas em 65 postos fixos nas unidades da Rede Municipal de Atenção Básica (CRAB, UBS e PSF) e na Esalq e em um posto volante, que ficará no Terminal Central de Integração das 7h30 as 11h.

Deixe uma resposta