Campanha de vacinação contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde abriu oficialmente a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza) na quarta-feira (23), no Lar Betel.

O público-alvo da campanha deste ano ganhou mais um grupo: crianças com idade entre 2 e 5 anos incompletos.Também deverão ser imunizados crianças de 6 meses a 2 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, pessoas com mais de 60 anos, comorbidades e população do sistema prisional.

O total estimado de pessoas a serem vacinadas na campanha é de 78 mil, sendo que a meta é atingir o mínimo de 80% dessa população, ou seja, 62 mil pessoas. A campanha teve início nacionalmente hoje e está prevista para se prolongar até 9 de maio. O “Dia D” de vacinação será nesta sábado (26). A vacina é trivalente, imuniza contra diferentes subtipos de influenza e tem aplicação intramuscular.

A aplicação é contraindicada em casos de reação anafilática em doses anteriores, reação anafilática após ingestão de ovo ou reação a qualquer tipo de componente da vacina. Para casos de doenças agudas febris graves, a vacina deve ser adiada. A aplicação pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outro tipo de vacina do PNI (Programa Nacional de Imunizações) ou administração de qualquer medicamento. A vacina não daá gripe. Segundo o DataFolha, apenas 4% dos vacinados relataram algum tipo de reação, tais como febre, cefaleia e mialgia com início até 48 horas após a aplicação e duração de 1 a 2 dias.

De segunda a sexta-feira, as vacinas serão aplicadas em 65 postos fixos nas unidades da Rede Municipal de Atenção Básica (CRAB, UBS e PSF) e na Esalq e em um posto volante, que ficará no Terminal Central de Integração das 7h30 as 11h. No sábado (26), “Dia D”, o Município disponibilizará 40 postos fixos e 18 volantes, envolvendo 250 profissionais da Saúde.

A Campanha Rural acontece no sábado seguinte, dia 3 de maio, com cinco postos fixos e 46 postos volantes. No mesmo dia haverá 11 postos volantes na zona urbana. A Saúde disponibilização 23 equipes de vacinação, envolvendo 120 profissionais.

Já a vacinação de acamados e nas instituições será realizada nos dias 27 de abril e 4 de maio (domingos), com um total de 16 equipes volantes e 55 profissionais envolvidos. A Secretaria da Saúde pede que os cuidadores entrem em contato com a unidade de saúde de referência e informe nome, data de nascimento, endereço e telefone da pessoa a ser vacinada.

Algumas equipes volantes serão montadas aos domingos para vacinação em igrejas e festividades, como na Festa das Nações, na Associação dos Aposentados e no Clube da Lady.

Deixe uma resposta