Campanha de Vacinação contra a Raiva na zona rural

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), inicia no sábado (10) a Campanha de Vacinação contra a Raiva (cães e gatos) na zona rural. O primeiro bairro atendido será Tupi e as equipes de vacinação permanecerão na região por mais duas semanas. A campanha fora do perímetro urbano segue até a primeira semana de junho. Todos os animais com idade superior a três meses devem receber a vacina.

Os vacinadores percorrerão as residências e vacinarão os animais. Para que os trabalhos transcorram com segurança é necessário que os proprietários aguardem com seus animais presos, cães em coleiras e guias e gatos em caixas ou sacos. A população deve ficar tenta a divulgação da campanha, que será feita através de cartazes, faixas, carro de som e pela imprensa. A programação de vacinação pode sofrer alterações devido ao mau tempo e outras intercorrências.

A raiva é uma doença grave e que não tem cura, causada por um vírus. Todos os mamíferos podem se contaminar através da mordedura, arranhadura ou lambedura de animais raivosos, como morcegos, por exemplo. A vacina é aplicada via subcutânea e a dose é de 1 ml. O reforço da vacina deve ser feito anualmente. As equipes de vacinadores seão formadas pelos funcionários do CCZ, capacitados para esta função e que diariamente visitarão os imóveis e propriedades rurais em busca de cães e gatos para serem imunizados.

Em 2013 foram vacinados 11.890 animais, sendo 10.026 cães e 1.864 gatos, em mais de 100 regiões da zona rural do município. Para este ano a estimativa é que sejam vacinados aproximadamente 12.00 animais.

Deixe uma resposta