Capacitação do Setor Hoteleiro para a Copa 2014 é tema de palestra

DSC02857O Senac Piracicaba, com apoio da Setur – Secretaria Municipal de Turismo, trouxe para Piracicaba o Assessor da Secretaria Executiva do Comitê Paulista, Renato Romanetto, para falar sobre as demandas e as inúmeras oportunidades que a Copa do Mundo de Futebol 2014, que será realizada no Brasil, trará para o Estado de São Paulo e especialmente para a cidade de Piracicaba, que foi selecionada pelo Comitê Organizador Local (COL) e pela FIFA, para ser incluída no catálogo oficial do evento como Centro de Treinamento (CTS) e cidade apta para receber uma seleção que disputará o campeonato. (www.copa2014.sp.gov.br/cidades_candidatas/piracicaba)

A palestra “O Futuro da Hotelaria” foi realizada no último dia 11, e teve como foco principal os planos estratégicos que o Estado de São Paulo e as cidades do interior paulista precisarão ter para receber os jogos, as seleções, e os turistas. O evento foi gratuito e organizado pela turma 2011 do curso Técnico em Hotelaria. Estiveram presentes representantes de alguns hotéis da cidade, autoridades, alunos, professores e profissionais do Senac Piracicaba.

A ação faz parte do plano de curso e foi idealizada e desenvolvida durante as aulas pelos 17 alunos que finalizarão o curso este mês. “O evento foi muito bem elaborado e os alunos cumpriram as metas estabelecidas”, afirma a docente Luciana Pinheiro de Lima.

O Comitê Paulista da Copa do Mundo FIFA 2014 (www.copa2014.sp.gov.br) é responsável, no âmbito do Governo do Estado, pelo encaminhamento das ações necessárias para a realização da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo, e deverá realizar ações conjuntas com as cidades do interior paulista, para que elas se prepararem adequadamente para o evento e para o recebimento dos turistas. A agenda oficial da Copa 2014 pedirá às cidades que realizem ações como introduzir o tema da Copa do Mundo em eventos locais, e também criar eventos e ações culturais específicas no ano do evento.

Também foi apresentado em linhas gerais o Plano de Turismo do Estado de São Paulo para Copa 2014, que construirá parcerias com os municípios, para o calendário de eventos, a decoração da cidade, estruturar rotas turísticas, fomentando assim o Turismo local e regional, e preparando o Estado para receber um grande volume de turistas de forma estruturada.

Segundo a secretária de Turismo, Rose Massaruto, a cidade de Piracicaba já está pensando em soluções para recepcionar o volume de turistas que o evento demandará, como a implantação de uma linha de transporte para passageiros turísticos, com trajetos específicos, a troca de todas as placas de sinalização turística por placas bilíngues, entre outras ações.

Para Renato Romanetto, os maiores desafios das cidades paulistas para o evento são o baixo número de profissionais fluentes na língua inglesa e também a adequação dos hotéis para receber as seleções. Sobre os desafios locais, Rose Massarutto ressaltou a importância da capacitação de profissionais, não só dos hotéis e restaurantes, mas também de órgãos como Polícia Civil e Militar, Semuttran, taxistas e frentistas, que acabarão sendo agentes receptivos na cidade.

A definição dos Centros de Treinamento de Seleções só deve ocorrer no início de 2014, quando terminarem as eliminatórias. “Não podemos esperar a definição das seleções, pois será feita em cima da hora. As cidades precisam estar preparadas se forem escolhidas”, orientou Romanetto.

Segundo o gerente do Senac Piracicaba, João Carlos Goia, a unidade já está se preparando para a qualificação profissional de quem vai atuar durante a Copa. “Iniciamos, ainda em 2012, o curso Técnico em Hospedagem e Hotelaria e, em 2013, o Técnico em Guia de Turismo. A proposta é também oferecermos turmas de capacitação profissional, em parceria com a Setur, para prepararmos os interessados por meio do Programa do Governo Federal, Pronatec Copa.”

Deixe um comentário