Carnaval de Marchinhas no Largo dos Pescadores

imagesSambas, sambas-enredo e marchinhas compõem a programação da Noite das Tradições – Carnaval de Marchinhas, que será realizada pela SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) nos dias 13 e 17, das 20h às 23h, no Largo dos Pescadores.  A atração nas duas noites será o grupo Palma na Mão e banda. O evento é aberto ao público e gratuito.

Para garantir a segurança do público durante as duas noites, o prefeito Gabriel Ferrato assinou decreto de número 14.800/12 com algumas providências. Entre elas está a proibição de comercialização e ingresso de pessoas com bebidas em embalagens de vidro. O uso de spray de espuma ou similar também está proibido. De acordo com o decreto, a Polícia Militar e Guarda Civil terão autoridade para apreender e recolher quaisquer equipamentos e materiais de uso vedado. A PM e GC também farão a segurança do evento. Suas bases ficarão instaladas na rua Moraes Barros e avenida Beira Rio.

A Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) colocará agentes para orientar motoristas e fará o fechamento de alguns trechos das vias no entorno no Largo dos Pescadores. Ficam fechadas, das 15h à 0h, nos dias 13 e 17, a avenida Beira Rio, entre as ruas Prudente de Moraes e XV de Novembro, e as ruas Moraes Barros e São José, entre a avenida Beira Rio e a rua Antônio Corrêa Barbosa.

No local também haverá uma ambulância de plantão para atendimento de eventuais emergências. Ao final do Carnaval de Marchinhas, a Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) fará a limpeza de todo o perímetro.

“A secretaria trabalha para realizar eventos que tenham envolvimento das famílias. A Noite das Tradições – Carnaval de Marchinhas é realizada há anos e prezamos pelo bem estar e diversão dessas famílias. O prefeito Gabriel Ferrato fez esse decreto para que, a partir dele, tenhamos uma regulamentação do que exigimos do público. Esperamos que todos fiquem atentos, principalmente à questão da proibição dos recipientes de vidro, que podem ser muito perigosos em um lugar de grande movimentação. Esperamos que a população aprecie a programação e compareça a este evento popular que já é uma tradição em nosso município”, afirma a secretária da SEMAC, Rosângela Camolese.

REPERTÓRIO – O Palma na Mão reuniu um repertório só com sucessos para esta edição do Carnaval de Marchinhas. Entre os sambas, destacam-se Mariposa, Samba do Ernesto, Iracema, Saudosa Maloca, Isso aqui o que é, Eu sou o Samba, Foi Um Rio que Passou em Minha Vida, Triste Madrugada e Trem das Onze, entre outros.

Para o bloco de sambas-enredo, o grupo selecionou Sonhar Não Custa Nada, Porre de Felicidade, Diga Espelho Meu, Me Leva que eu Vou, Coisinha do Pai, Explode Coração e O Que Será o Amanhã, entre outras composições que marcaram os desfiles das escolas de samba cariocas.

Uma atenção especial foi dada à lista de marchinhas. Para animar o público, foram escolhidos clássicos, como O Teu Cabelo não Nega, A Marcha do Caneco, Cabeleira do Zezé, Quem Sabe, Sabe, Mamãe eu Quero, Mulata Iê, Iê, Iê, A Jardineira, Doce de Coco, Me Dá um Dinheiro Aí, Sassaricando, Ta-Hí, Bandeira Branca e Pastorinhas.

O Palma na Mão é formado por Cássio Antonio Elisbão (bateria), Édne Tito (vocal e percussão), Douglas Marçal Ponce (vocal e percussão), Vlademir Quintino (vocal e percussão), Aguinaldo Guilherme (vocal e cavaco), Luiz Beltan (saxofone), Álvaro José de Castro (baixo), Hugo Souza (violão) e Antonio Teixeira (vocal).

NOITE DAS TRADIÇÕES – Idealizado e coordenado por Fábio Monteiro, o projeto Choros & Serestas, do qual faz parte a Noite da Seresta, teve início em 1993 e passou a contar com a parceria definitiva da SEMAC em 2001. O objetivo é trazer à tona um gênero musical que deixou marcas profundas na cultura piracicabana, revivendo o romantismo de décadas passadas com a proposta de fomentar a confraternização social e valorizar os músicos e cantores de Piracicaba e região.

Em 2012, o projeto passou a ser denominado Noite das Tradições, pelo fato de, a partir desse ano, envolver todo os tipos de manifestações ligadas ao folclore, além de festas populares e tradições musicais, como samba, cururu, catira e samba de lenço, com edições fixas no Largo dos Pescadores, às margens do rio Piracicaba e outras itinerantes, que ocorrem em diferentes bairros da cidade.

SERVIÇO –  Noite das Tradições – Carnaval de Marchinhas, com Palma na Mão & Banda. Dias 13 e 17 de fevereiro, das 20h às 23h, no Largo dos Pescadores, na Rua do Porto. Entrada Gratuita. Mais informações pelo telefone (19) 3403-2600.

Deixe uma resposta