Casarão do Turismo recebe exposição “O Fascínio do Universo”

images (2)A Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com Warner Beranger, técnico do Observatório Astronômico de Piracicaba, realiza neste mês de agosto a exposição “O Fascínio do Universo”, que poderá ser visitada gratuitamente de quarta a domingo, das 13h às 17h, até o dia 01 de setembro, no Casarão do Turismo.

A exposição conta com fotografias tiradas pelo telescópio espacial da NASA; com um sistema solar em escala; com um relógio de sol; e com filmes de curta metragem sobre a 1ª viagem do homem à lua, a viagem do astronauta russo ao espaço, o sistema solar, galáxias, e missões da NASA.

Aos domingos, dias 11, 18, 25 de agosto e 01 de setembro, das 14h30 às 17h, o curador da exposição e o técnico em Astronomia há 15 anos, Warner Beranger, estará no local da mostra interagindo com o público e dialogando sobre o nascimento e morte das estrelas, viagens espaciais, foguetes, planetas, telescópios e curiosidades. Nestes dias também serão distribuídos às crianças materiais educativos.

Além disso, ainda aos domingos, o público poderá manusear equipamentos como telescópio, relógio do sol e também aprenderá como montá-los. “Se o tempo estiver bom, será possível visualizar o sol com um telescópio”, afirma Warner Beranger, que completa, “Divulgar a Astronomia em outros países é uma coisa muito comum, mas aqui no Brasil é mais difícil. Por isso, achamos muito importante ter espaços e possibilidades como esta para divulgar a Astronomia”.
O nome “O Fascínio do Universo” e as fotos da exposição fazem parte de um livro produzido pelo Governo Federal, em 2009, em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia e aos 400 anos da 1ª observação em um telescópio, por Galileu Galilei.

Curiosidade
Na exposição tem uma foto do Telescópio Infravermelho SOAR, que fica na montanha Cerro Pachón nos Andes Chilenos, cuja cúpula metálica de 75 toneladas foi produzida na cidade de Piracicaba – SP.

SERVIÇO:
Exposição “O Fascínio do Universo”
Visitação até o dia 01 de setembro
Local: Casarão do Turismo “Paulo Fioravante Sampaio”- Rua do Porto, 1433
Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 13h às 17h
Informações: (19) 3422-5115
Entrada gratuita

Deixe uma resposta