Casas de cultura e espaços da cidade recebem atrações na Virada Cultural

O Sagrado e o Contemporaneo - MUSEU PRUDENTECom atrações de música, teatro, cinema, artes visuais e muito mais, Piracicaba recebe nos dias 23 e 24 de maio a Virada Cultural Paulista. Além dos Palcos Externos e do Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, a maratona cultural, como já é tradição, chega a diferentes locais da cidade, com atrações promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (SEMAC), em espaços como a Casa do Povoador, Cemitério da Saudade, Estação da Paulista, largo dos Pescadores da Rua do Porto, Parque da Rua do Porto, Pinacoteca Municipal e Rodoviária Intermunicipal. O Sesc Piracicaba também será uma das sedes da maratona cultural, com um vasto leque de atividades. Todos os eventos são gratuitos.

“A Virada Cultural Paulista em essa característica democrática de levar atrações a diferentes pontos da cidade e, nesse ano, mais uma vez, teremos atividades de grande qualidade em nossas casas de cultura e em espaços importantes, que são nossos parceiros nessa realização. São opções de diferentes áreas culturais, que certamente agradarão o público presente”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

No sábado, serão exibidas na Estação da Paulista duas produções locais de cinema. Às 19h o público poderá conferir “Musicalidade Piracicabana”, que traça um panorama da música local, abordando o folclpre, o popular e o erudito, buscando investigar a diversidade da produção local. Às 20h será a vez de “Nhô Quim, o Caipira Centenário”, que descreve os 100 anos do XV de Piracicaba com depoimentos de torcedores, jogadores, ex-jogadores e dirigentes. Já no domingo, a Estação recebe, às 10h, o “Coro do Projeto Guri”, que apresenta um repertório musical especial.

Na madrugada de sábado para domingo, o Cemitério da Saudade recebe, a partir da meia-noite, o espetáculo “A Noiva do Defunto”, com o Grupo Andaime de Teatro. A comédia de domínio público conta a história de um homem que foi confundido com o seu primo que acaba de morrer e era noivo de uma jovem encalhada. A confusão é toda contada de maneira cômica.

No domingo, a Casa do Povoador realiza, às 9h, “Pintura ao ar livre com artistas” e, ao longo de todo o dia, das 8h às 18h, ficará disponível para visitação a da “VIII Mostra de Arte do Fórum da Comarca de Piracicaba”.  A Pinacoteca Municipal realizará, às 8h30, Oficina de Pintura Acrílica, além de abrir para visitação, das 14h às 18h, da XXVII Mostra Almeida Júnior.

MÚSICA CAIPIRA E ERUDITA E OFICINA DE INSTRUMENTOS – Os apreciadores da música de raiz terão um espaço só para eles no domingo. O largo dos Pescadores da Rua do Porto recebe a partir das 10h o show “Raiz e Viola Caipira”, em que Moacir Siqueira e Juninho Caipira prestam homenagens à Inezita Barroso, que morreu recentemente, aos 90 anos.

Já o Parque da Rua do Porto recebe uma atividade que mistura música erudita e literatura, o “Sarau com Quarteto Opus4 e Educativa nas Letras” que começará às 10h. Outra boa opção para os amantes da música erudita é o concerto do quarteto de cordas “Ad Libitum”, que apresentará grandes nomes do estilo, como Bach e Vivaldi a partir das 17h de domingo no Museu Prudente de Moraes, que contará ainda com oficina de “Instrumentos Musicais de Sucata” a partir das 14h30. Os visitantes do museu poderão ainda conferir a mostra “O sagrado e o Contemporâneo”, que ficará aberta das 9h às 17h.

 

CARICATURAS E CARTUNS – Para quem gosta de dar boas risadas, o Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu) leva trabalhos a dois importantes espaços. A Rodoviária Intermunicipal recebe no sábado e no domingo a exposição “A arte de Boligan”, que conta com cartuns de Angel Boligan, cubano radicado no México, que é um dos artistas gráficos mais premiados em concursos de desenho de humor pelo mundo. Já no Armazém 14 A (Passarela Pênsil) do Engenho Central estará disponível para visitação no domingo, das 10h às 17h30, a exposição “Páffaro, um exagero de arte”, que evidencia caricaturas de Gustavo Páffaro, artista gráfico de Vinhedo, reunindo uma retrospectiva de sua carreira ao lado de produções recentes.

 

ARMAZÉM 14 A (Passarela Pênsil) – Engenho Central

Avenida Maurice Allain nº 454 – Parque Engenho Central

Domingo, 24/05

10h às 17h30 – Exposição “Páffaro, um exagero de arte”

(ARTES VISUAIS)

 

 

CASA DO POVOADOR

Avenida Beira Rio nº 800 – Centro

Domingo, 24/05

09h às 12h – “Pintura ao ar livre com artistas”

(ARTES VISUAIS)

 

08h às 18h – Paralela da VIII Mostra de Arte do Fórum da Comarca de Piracicaba, com curadoria de Laudir Sartore

(ARTES VISUAIS)

 

 

CEMITÉRIO DA SAUDADE

Avenida Piracicamirim, s/n – Bairro Alto

 

Sábado para domingo, 23/05 para 24/05

0h às 01h30 – “A Noiva do Defunto”, com Grupo Andaime de Teatro

(TEATRO)

 

 

ESTAÇÃO DA PAULISTA

Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580 – Paulista

 

Sábado, 23/05

19h às 20h – “Musicalidade Piracicabana”

(CINEMA)

 

20h às 21h – “Nhô Quim, o Caipira Centenário”

(CINEMA)

 

Domingo, 24/05

10h às 11h – “Apresentação do Coro do Projeto Guri”

(MÚSICA)

 

LARGO DOS PESCADORES – RUA DO PORTO

Avenida Beira Rio, s/n – Centro

Domingo, 24/05

10h às 13h – “Raiz e Viola Caipira”

(MÚSICA)

 

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO PRUDENTE DE MORAES

Rua Santo Antonio nº 641 – Centro

Domingo, 24/05

9h às 17h – “O Sagrado e o Contemporâneo”

(ARTES VISUAIS)

14h30 às 16h30 – “Instrumentos Musicais de Sucata”

(WORKSHOP)

 

17h às 18h – “Ad Libitum”

(MÚSICA)

 

PARQUE DA RUA DO PORTO

Avenida Alidor Pecorari, s/n

 

Domingo, 24/05

10h – “Sarau com Quarteto Opus4 e Educativa nas Letras”

(MÚSICA E LITERATURA)

PINACOTECA MUNICIPAL “MIGUEL DUTRA”

Rua Moraes Barros nº 233 – Centro

 

Domingo, 24/05

08h30 às 12h – Oficina de Pintura Acrílica, com Miguel Sanches

(WORKSHOP)

14h às 18h – XXVII Mostra “Almeida Júnior”, com monitoria de Everson Bonazzi

(ARTES VISUAIS)

 

 

RODOVIÁRIA INTERMUNICIPAL

Avenida Armando de Salles Oliveira, 2.344 – Centro

 

Sábado, 23/05

18h às 22h – Exposição “A arte de Boligan”

(ARTES VISUAIS)

Domingo, 24/05

08h às 18h – Exposição “A arte de Boligan”

(ARTES VISUAIS)

Deixe uma resposta