CCZ identifica mais um caso de raiva em morcego

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu o resultado de mais um caso positivo para morcego infectado com o vírus da raiva em Piracicaba. O animal foi recolhido no bairro Campestre, no quintal de uma residência com uma gata.

Este totaliza quatro casos positivos este ano na cidade, de acordo com informações da Prefeitura. A moradora da residência já está fazendo tratamento preventivo, já que foi mordida pela gata que estava com o morcego. Os cachorros da residência foram vacinados e a gata será levada ao CCZ para ficar em observação sem data de devolução.

Nesta segunda-feira (03), o Centro de Controle de Zoonoses irá iniciar um bloqueio na região, a partir das 08h30.

Os moradores que possuírem animais (cães e gatos) e não estiverem em casa no momento da visita, ou de outras regiões, poderão levar seus animais para receberem a vacina no Canil Municipal, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. O Canil Municipal fica na Rua dos Mandis, s/nº e o telefone para mais informações é o (19) 3427.2721.

Todos os animais deverão ser vacinados anualmente, porém os que residirem em áreas de ocorrência de raiva em morcegos, e ainda não foram vacinados neste ano, devem receber a dose de reforço por conta do caso de raiva diagnosticado.

RECOLHIMENTO

Para solicitar o recolhimento de morcegos, vivos ou mortos, é preciso entrar em contato com o CCZ. Porém, caso o animal seja encontrado caído no imóvel, fora do horário de expediente, as orientações são:

– Não tocar no animal.

– Morcego vivo – orienta-se que o morador coloque um balde para cobrir o animal com um peso em cima e no outro dia útil acione o CCZ.

– Morcego morto – pode ser recolhido com auxilio de uma vassoura e uma pá e armazenado em local seguro até que o CCZ faça o recolhimento.

Deixe uma resposta