CCZ realiza bloqueio em área próxima à Paulista

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza nesta segunda-feira (17) as ações de cobertura em uma área com raio de 500 metros na rua do Rosário, próximo à Estação da Paulista, onde foi localizado um morcego com diagnóstico positivo de raiva.

 O animal foi recolhido pelo CCZ na segunda-feira passada em um comércio da região e o resultado positivo para o vírus da raiva foi recebido pelo órgão na última quarta-feira (12).
Durante o bloqueio, animais domésticos que residem em imóveis dentro da área delimitada serão vacinados contra a raiva pelos agentes do CCZ. Todos os animais deverão ser vacinados anualmente, porém os que residirem em áreas de ocorrência de raiva em morcegos, e ainda não foram vacinados neste ano, deverão receber a dose de reforço por conta do caso de raiva diagnosticado.
O caso é o sétimo com confirmação positiva para raiva este ano em Piracicaba. Antes dele haviam sido recolhidos morcegos na Cidade Jardim, Alvorada, Chácara Nazareth, Centro (2) e Campestre.
ANIMAIS
Para solicitar o recolhimento de morcegos, vivos ou mortos, é preciso entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses. Porém, caso o animal seja encontrado caído no imóvel, fora do horário de expediente, as orientações são:
– Não tocar no animal.
– Morcego vivo – orienta-se que o morador coloque um balde para cobrir o animal com um peso em cima e no outro dia útil acione o CCZ.
– Morcego morto – pode ser recolhido com auxilio de uma vassoura e uma pá e armazenado em local seguro até que o CCZ faça o recolhimento.

Deixe uma resposta