Celso Silveira Mello Filho receberá título de Piracicabanus Praeclarus

CSMF

Nesta sexta-feira (11),  às 19h30, o piracicabano e economista Celso Silveira Mello Filho receberá o título de Piracicabanus Praeclarus, na Câmara de Vereadores de Piracicaba. A iniciativa é do vereador Pedro Kawai.

A homenagem reconhece os piracicabanos natos que se destacam na sociedade por contribuírem para as artes, as ciências e as letras ou, ainda, na promoção da saúde, da educação, do esporte ou do lazer. Palavra de origem latina, “praeclarus” significa “excelente”, “o mais brilhante”.

No caso de Celso Silveira Mello Filho, a meritocracia está presente em todo o seu currículo. Filho de Celso Silveira Mello e Isaltina Ometto Silveira Mello, Mello Filho nasceu em 27 de janeiro de 1948. Casado com Maria Luiza Meneghel Silveira Mello, com quem tem possui três filhos (Camila, Celso e Fernando), é economista graduado em 1974 pela então Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administração de Empresas, atual Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Suas atividades profissionais e empresariais são diversas e se estendem por várias partes do Brasil, nos Estados de São Paulo, Paraná, Tocantins e no Pará. Além da pecuarista, também se dedica as culturas de milho e soja. Atualmente, exerce os cargos de diretor-presidente da SM Agropecuária; da Rio Cortado Agropecuária; da Vale Bonito Agropecuária; da CSM Agropecuária; e de sócio-gerente da Consultoria Certo e Assessoria Econômica.

Realizador de muitos programas sociais nas éreas de agricultura, pecuária e educação, em 2004 iniciou um novo empreendimento com a implantação da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR, na cidade de Redenção, no Estado do Pará, onde além de mantenedor desempenha o cargo de diretor-presidente da instituição, que possui oito cursos superiores, nas áreas de Direito, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Biomedicina, Zootecnia, Serviço Social e Pedagogia.

Foi coordenador-geral na implantação de projetos nas Usinas Costa Pinto e Santa Bárbara, ajudando a elevar a capacidade de produção de álcool de 80 mil litros/dia, em 1977, para 800 mil litros/dia, em 1981, o que o levou a ser reconhecido, em 1982, com o título de “Industrial do Ano” pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Adepto das práticas esportivas, principalmente as motorizadas, em que compete desde os anos de 1990, Celso Silveira Mello Filho foi bicampeão Brasileiro e bicampeão Paulista de Autocross. Em 2011, venceu as 100 Milhas Piracicaba, tradicional prova disputada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).

 

Deixe uma resposta