Centro Especialidades Saúde Mulher realiza “Projeto de Planejamento Familiar”

A Secretaria de Saúde através do Centro de Especialidades Saúde Mulher (CESM) realiza toda quinta-feira, das 12 às 16 horas, o Programa de Planejamento Familiar, com objetivo de atender casais que já passaram pelo planejamento na sua Unidade de Saúde e optaram pelo método definitivo, laqueadura e vasectomia.

A partir de entrevistas realizadas por uma equipe multidisciplinar (enfermeira, psicóloga, médico e assistente social) do CESM, são abordados assuntos específicos de cada especialidade. Os casais interessados devem se enquadrar dentro dos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde, Lei nº 9263 de 12 de janeiro de 1996. Todo processo será avaliado pela equipe multidisciplinar, e estará sujeita a aprovação ou não.

As cirurgias de Vasectomia são realizadas no CESM, nas 2ª e 5ª feiras, sendo dez cirurgias semanais. As laqueaduras são realizadas nas maternidades na hora do parto, e para mulheres não grávidas são agendadas no Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), sendo oito cirurgias mensais.

De acordo com a enfermeira do CESM, Maria Clarete da Silva, os critérios de encaminhamento para laqueadura são os seguintes: ter idade mínima de 25 anos; ter dois filhos vivos; ter dois partos cesariana anteriores.

“Nos casos de laqueadura a entrevista no CESM deve ser agendada até a 28ª semana de gestação, ou seja, 60 dias da data provável do parto. É obrigatória a presença do casal na entrevista tanto no CESM como na Unidade de Saúde da paciente. Caso a mulher não tenha companheiro, poderá vir sozinha”, explica Maria.

Além disso, a paciente deve levar no dia da entrevista o guia de referência (contra referência preenchida pelo médico indicando o procedimento de laqueadura); encaminhamento da Enfermeira responsável dizendo que o casal participou do Planejamento Familiar na unidade e optaram pela laqueadura e por fim, xerox do R.G. da paciente e apresentar as certidões de nascimento dos filhos.

Os critérios para vasectomia são os mesmo que para a laqueadura, devendo ter idade mínima de 25 anos e dois filhos vivos registrados no nome do interessado. A documentação a ser apresentada no dia da entrevista é a mesma, acrescentando duas vias do guia de cirurgia ambulatorial.

As pacientes não gravidas, devem ter idade mínima de 25 anos; dois filhos vivos; não necessita ter parto cesariana anterior e deve ter necessariamente um fator de risco biológico acompanhado ou não  de risco social/psicológico. Deve ser feita a entrevista de Planejamento Familiar na Unidade com o casal, caso a paciente não tenha um companheiro, poderá ser realizado da mesma forma.

“No dia da entrevista no CESM a paciente deverá trazer a mesma documentação de pacientes grávidas, e todos os pacientes são orientados que a entrevista com a equipe multidisciplinar é demorada, e que permanecerão das 12 até 16 horas no local”, completa Maria.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • A triagem dos pacientes deve ser feita na unidade de saúde, seguindo os critérios acima citados e preconizados pelo Ministério da Saúde;
  • Os pacientes que estiverem fora desses critérios deverão ser orientados a utilizarem outros métodos anticoncepcionais disponíveis na rede;
  • Não encaminhar ao CESM pacientes fora dos critérios, pois não iremos atendê-los. Esta atitude cria transtornos para a unidade e para os pacientes, que na maioria das vezes, vêm de longe, perdem o dia de trabalho.
  • Não encaminhar a guia de cirurgia ambulatorial no caso de Laqueadura de mulheres grávidas e não grávidas. Só para as cirurgias de vasectomia.
  • A agenda de Planejamento Familiar é aberta todo o dia 15 de cada mês.
  • Agilizar os exames pré-operatórios.
  • No agendamento passar o número de telefone do paciente para que possamos entrar em contato.

Deixe uma resposta