Ciclistas x Motoristas

Em tempos de caos no trânsito, um jeito inteligente, ecologicamente correto e saudável de driblar este problema, sem depender tanto do transporte público, é usar a bicicleta. No entanto, pedalar está cada vez mais arriscado. Praticamente toda semana temos notícias de atropelamentos de ciclista.

Saber dividir os espaços públicos, com cordialidade e gentileza, deveria ser uma questão de bom senso, mas como essas atitudes estão em falta, a divisão dos espaços das ruas entre motoristas e ciclistas é garantida por lei.

O Código Brasileiro de Trânsito (Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997) estabelece direitos e deveres para ambas as partes. Algumas orientações da lei:

Para os motoristas: não reduzir a velocidade de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar o ciclista – infração com multa grave. Não guardar a distância de um metro e meio ao passar ou ultrapassar uma bicicleta – infração média com multa.

Para os ciclistas: conduzir bicicleta em passeio onde não seja permitida a sua circulação – infração média, multa e recolhimento da bicicleta que só é devolvida com a apresentação do recibo de pagamento da infração.

Regras de Segurança:
1 – Pedalar sempre no lado direito da via na ausência de ciclovia ou ciclofaixa.
2 – Usar equipamentos obrigatórios e recomendáveis.
3 – Manter distância entre um ciclista e outro.
4 – Andar com as duas mãos apoiadas no guidão.
5 – Não andar com os pés descalços.
6 – Verificar os pneus, freios e rodas antes de pedalar.
7 – Pedalar no sentido do trânsito, nunca na contramão.
8 – Não andar na calçada.
9 – Em grupo, andar sempre em fila.
10 – Fazer manutenção das correntes, freios e calibragem dos pneus.
11 – Respeitar as leis de trânsito.

Saiba mais: http://www.ta.org.br/site/Banco/4leis/CTB_Bolso.pdf

Deixe uma resposta