Cidades paulistas participam de reunião ordinária da Coegemas/SP

Gestores e Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social de 44 municípios paulistas estiveram em Piracicaba, nesta tarde, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) para reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de São Paulo (Coegemas-SP).

Durante a abertura do evento, o Prefeito Barjas Negri fez uma saudação aos representantes dos municípios e lembrou como é difícil ser gestor público num momento de dificuldade na economia. “Principalmente gestor na área social. Mas é na adversidade que a gente tem que conversar mais, dialogar mais, ter um pouco mais de racionalidade e de cobrança também.”

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, que também é tesoureira do Coegemas, lembrou da fundamental importância da reunião porque o Coegemas “é um órgão importante de pactuação da política de assistência social. Estas reuniões ocorrem para que todos os gestores podem discutir as problemáticas em comum e possam avançar na política de assistência social. Hoje Piracicaba está sediando a primeira reunião do ano. Estamos numa fase de recomposição da mesa diretora do órgão e hoje começamos o processo eleitoral para a recomposição da mesa. Para a gente é uma honra ter a presença de vários municípios.”

Na pauta da reunião esteve a apresentação da Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas), Rita de Cássia Quadros Dalmaso, sobre a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social e calendários de reuniões do Conselho; a nomeação da comissão eleitoral para eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal (2017-2019). Além destes pontos de pauta, também houve informes da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), da CIT (Comissão Intergestores Tripartite), do Conseas e da Seds (Secretaria do Estado do Desenvolvimento Social).

A Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Público Municipais da Assistência Sociais reúne os gestores do Estado de São Paulo na área de desenvolvimento social, cujos municípios fazem a adesão anualmente. Dentre suas atribuições estão a congregação de dirigentes públicos municipais da Assistência Social e o intercâmbio com outras entidades estaduais, nacionais e internacionais; representação dos municípios do Estado junto às demais esferas de governo, bem como fortalecimento de sua representação nos Conselhos, Comissões e Colegiados; a defesa da Assistência Social como Política de Seguridade Social, de acordo com os princípios constitucionais, com a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS); o desenvolvimento de estudos, pesquisas, cursos, reuniões, seminários, trabalhos vinculados à área de Assistência Social e demais eventos para troca de informações e experiências.

Deixe uma resposta