Comdema anuncia vencedores do Prêmio Destaque Ambiental 2013

ambiental-21O Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba) anunciou os vencedores do Prêmio Destaque Ambiental, edição de 2013. A solenidade de premiação será realizada no dia 6 de junho (quinta), às 19 horas, no auditório da na ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). O evento é aberto ao público.

Esta é a 15ª. Edição do Prêmio, instituído com o objetivo de homenagear as melhores práticas ambientais em Piracicaba, promovidas por órgãos públicos, instituições privadas, terceiro setor e cidadãos. Segundo o presidente do Comdema, Renato Morgado “os vencedores de 2013 se destacaram pela adoção de medidas concretas para impulsionar a educação, proteção e melhoria do meio ambiente, sendo consideradas modelos de estímulo para o direcionamento de ações sustentáveis em nossa comunidade”.

Vencedores de 2013:

Categoria Cidadão: Juan Antonio Moreno Sebastianes. A homenagem que o Comdema presta a Juan deve-se ao conjunto de seu trabalho em prol da conservação ambiental desde 1978, destacando a própria criação do Comdema, entre muitas leis e projetos que efetivamente tem contribuído para a qualidade de vida em Piracicaba. Juan é um ambientalista e cidadão consciente de seu dever, tendo assumido os cargos de Secretário Municipal de Meio Ambiente e Vereador.

Categoria Empresa/Organização Pública (comércio, indústria, agronegócio, serviços e cooperativas e órgãos públicos): Águas do Mirante. O Programa Saúde Nota 10 teve o reconhecimento do Comdema devido ao conjunto consistente de ações socioambientais que promovem a educação ambiental dos alunos do ensino fundamental do 2º. ao 6º. ano. O objetivo conscientizar os estudantes e transformá-los em agentes multiplicadores das informações sobre os prejuízos ambientais e à saúde causados pelo despejo inadequado de materiais na rede de coleta de esgoto.

Categoria Terceiro Setor Casa do Amor Fraterno. O projeto “Educação Ambiental na Periferia” foi eleito vencedor da categoria por proporcionar aos jovens moradores do bairro Novo Horizonte e adjacências a possibilidade de formarem uma consciência crítica a respeito da questão ecológica e compreensão de que as atitudes de conservação do meio ambiente representam um prolongamento da cidadania.

Categoria Instituição de Ensino Escola Municipal “Professor Fabiode Souza Maria”. O projeto “Pequenas Ações para um Mundo Melhor”, envolve todas as áreas do conhecimento para promover a educação ambiental aos estudantes do 1º ao 5º ano, proporcionando uma reflexão continuada do tema por meio de ações simples, que levam à mudança de hábitos e a prática de atitudes sustentáveis no cotidiano, com reflexos na escola, na família e no bairro.

A premiação deste ano conta com o apoio da Acipi e Florespi e patrocínios de: Caterpillar, OJI Papéis Especiais e Simespi.

Deixe uma resposta