Comitê de Enchentes faz simulação no Largo dos Pescadores

O Comitê de Enchentes fez hoje (10) simulação de situação de emergência a partir do Largo dos Pescadores. Toda a ação esteve sob o comandado da Guarda Municipal, que pôde medir a capacidade de mobilização da Defesa Civil, composta por 12 secretarias municipais, mais o Corpo de Bombeiros, a CPFL e Águas do Mirante. O comandante da Guarda Municipal, Silas Romualdo, ressaltou que as ações saíram “como planejado”.

O objetivo da atividade foi avaliar, passo a passo, o que cada grupo precisa colocar em prática momentos antes do transbordamento dos rios Piracicaba e Corumbataí. Desde 2010, o comitê se reúne ordinariamente (última sexta-feira do mês) e extraordinariamente sempre que acontece aumento na vazão dos rios Piracicaba e Corumbataí.

A mobilização se desenvolveu da seguinte forma: por volta das 9h30 a Guarda Civil deu o alerta para todas as secretarias. A partir daí, a responsabilidade de cada grupo era chegar no menor tempo possível à rua do Porto com caminhões e homens. Exatamente, às 10h, agentes simularam a interrupção do trânsito na altura da rua Rangel Pestana, onde já estavam as secretarias de Obras, Governo, Desenvolvimento Social, Semae e Emdhap, além da CPFL e Águas do Mirante. O Corpo de Bombeiros também já estava na rua do Porto fazendo treinamento/resgate no rio Piracicaba

Com as equipes em ação, Carlos Razano, responsável pela Defesa Civil, pediu que o veículo de som começasse a percorrer as regiões sujeitas a alagamento. Na sequência foi liberada a partida de 3 equipes, com caminhões e homens para Vila Rios, Ondas/Ondinhas e Nova Piracicaba

O capitão Silas disse que a experiência foi importante para medir a capacidade de descolocamento de cada equipe até a Rua do Porto. Na próxima reunião do comitê, no final deste mês, serão avaliados os dados coletados hoje. Segundo ele, o importante é que, num primeiro teste, tudo correu muito bem. Todos se empenharam para que a simulação fosse a mais real possível”.

Deixe uma resposta