CPAN conquista 1º lugar do Estado com trabalho sobre Guia Alimentar

A CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, conquistou a 1ª colocação do Estado de São Paulo com o trabalho Divulgação do Novo Guia Alimentar no Município de Piracicaba, que traça estratégias de divulgação do documento Guia Alimentar sobre Alimentação Saudável para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, colocadas em prática em escolas e unidades de saúde do município. O resultado foi divulgado no dia 20/10, no VIII Fórum de Promoção da Saúde e V Encontro de Experiências Bem-sucedidas em Promoção da Alimentação Saudável, realizados pela Secretaria da Saúde do Estado, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O trabalho foi apresentado em São Paulo pelas nutricionistas Márcia Cardoso, também coordenadora do CPAN, e Ana Paula Vioto Ferraz. Piracicaba concorreu com os municípios de Guarulhos, que ficou em 2º lugar; Rio Claro, que obteve a 3ª colocação, e com Embu das Artes e São Paulo, 4º e 5º colocados, respectivamente. No total, 15 municípios do Estado enviaram trabalhos para o prêmio.

De acordo com o prefeito Gabriel Ferrato, o prêmio é um reconhecimento pelo investimento na saúde no município. “Investimos R$ 375 milhões na Saúde por ano, mais de R$ 1 milhão por dia, e grande parte de nossas ações são direcionadas para a prevenção de doenças, como é o caso da iniciativa desenvolvida e premiada pela CPAN. Essa visão é muito importante”, disse Ferrato.

Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, a parceria com a Secretaria de Educação é fundamental para o sucesso dos programas da CPAN. “Esse formato tem uma dimensão preventiva em cadeia, já que faz com que as informações cheguem a uma grande parcela da população, por meio de professores, pais e alunos”, disse.

Entre as estratégias da equipe da CPAN estão encontros com os profissionais das Unidades de Saúde, que recebem informações do conteúdo Guia e as repassam aos pacientes, e palestras na rede municipal de ensino envolvendo pais, responsáveis e professores, que pulverizam o conhecimento para os alunos. “As ações foram desenvolvidas em 66 unidades de saúde, para 614 profissionais, em mais de 80 escolas do ensino infantil, para 1.400 professores. Em 49 dessas escolas, falamos a pais e responsáveis, que levaram as informações para seus filhos e familiares”, conta Márcia. “Essa conquista nos incentiva ainda mais a desenvolver novos projetos”, comemora.

Esta é a terceira vez que o município é premiado no evento. Em 2011, obteve a 1º colocação e, em 2015, o 3º lugar, ambos com o Programa Piracicaba com Saúde: é Hora de Comer Melhor!.

DOCUMENTO – O Guia Alimentar sobre Alimentação Saudável para a População Brasileira tem como objetivo oferecer à população informações sobre alimentação saudável para promoção da saúde e prevenção das doenças crônicas. Explica como escolher alimentos e combiná-los nas refeições, a importância do seu uso in natura e em grande variedade. Também destaca a importância do consumo predominante de vegetais como base da alimentação, entre outros. Sua elaboração é feita em parceria entre governo, universidades, sociedades científicas e população em geral. “O Guia é gratuito e está à disposição em todas as unidades de saúde do município”, salienta a Márcia.

O guia também está disponível para download no link

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf

Deixe uma resposta