De acordo com pesquisa, Piracicaba é 5ª colocada em ranking das melhores cidades

Foi divulgado na segunda-feira (2) o estudo “Desafios da Gestão Municipal”, sobre gestão pública realizado pela consultoria Macroplan, especializada em cenários prospectivos e planejamento estratégico.

A radiografia envolveu as 100 maiores cidades do país (com mais de 250 mil habitantes) e analisou a qualidade dos serviços nesses municípios, como reflexo do desenvolvimento econômico e social.

Os dados, extraídos de estudos da Firjan e do IBGE, se referem ao período de 2000 a 2012, envolvendo sete áreas, como educação, saúde, saneamento, segurança, mobilidade, transporte, desenvolvimento e renda e gestão fiscal. Piracicaba ficou na 5ª posição, atrás de Jundiaí, Curitiba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Foram destacados indicadores relevantes como homicídios, PIB per capita, domicílios com saneamento, mortalidade infantil, analfabetismo e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O estudo da Macroplan considerou que Piracicaba havia ficado em 1ª Lugar no Índice Firjan, sobre Gestão Pública, com pontuação 0,9201, e com 99% dos domicílios com saneamento básico.

Os municípios que entraram na pesquisa representam apenas 1,8% do total das cidades brasileiras, mas responde por 53% do PIB. Concentram ainda 40% da população, 48% das empresas, 42% dos trabalhadores, 36% dos estudantes do ensino básico, 48% dos leitos hospitalares, 47% das habitações e 47% da frota de ônibus. Equipe da consultoria observou que ainda há muito para ser feito nos municípios para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente para fortalecer a competitividade do pais.

Deixe uma resposta