Diocese prepara celebrações para o encerramento do Ano da Misericórdia

No decorrer de 2016, a Igreja Católica vivenciou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Proclamado pelo Papa Francisco por meio da Bula Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia), o Ano Santo foi aberto oficialmente em 8 de dezembro do ano passado – Festa da Imaculada Conceição – e termina no próximo dia 20 de novembro, com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.

Durante o Ano Santo os cristãos, não somente os católicos, foram chamados a serem “misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36) e praticarem as obras misericórdia, as espirituais e as corporais. Neste período os fiéis também puderam, e ainda podem obter indulgências, com a realização de peregrinações às Portas Santas, abertas em cada Catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo bispo de cada diocese ou arquidiocese.

Na Diocese de Piracicaba, sete Portas Santas ficaram abertas no decorrer do ano, sendo uma na Sé Catedral Santo Antônio e uma em cada Região Pastoral. Durante este período muitas peregrinações foram realizadas pelas paróquias até as Portas Santas, tanto nas regiões pastorais, como na Catedral, reunindo milhares de fiéis.

A conclusão do Ano da Misericórdia na diocese ocorrerá em dois momentos: nas regiões pastorais e na Catedral. Nas regiões pastorais o fechamento das portas acontece até o próximo domingo, 13 de novembro, com a celebração da santa missa. “A escolha do dia e horário cabe ao coordenador e aos padres de cada região”, explica o coordenador diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon.

Já o fechamento da Porta Santa na Sé Catedral Santo Antônio ocorrerá em 20 de novembro, às 15h, durante santa missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason. Para a celebração são convidados todo o clero, religiosos(as), seminaristas e os fiéis de todas as paróquias que compõem a diocese.

Programação de fechamento das Portas Santas nas Regiões Pastorais:

 

11/11 – 19h30 – Paróquia São Pedro (São Pedro)

13/11 – 9h – Paróquia Santa Bárbara (Santa Bárbara D’Oeste)

13/11 – 18h – Santuário Nossa Senhora dos Prazeres (Piracicaba)

13/11 – 19h – Paróquia Imaculado Coração de Maria (Piracicaba)

13/11 – 19h – Paróquia São João Batista (Capivari)

 

Deixe uma resposta