Dom Fernando receberá título de “Cidadão Piracicabano”

Em homenagem aos dez anos de episcopado de Dom Fernando Mason à frente da Diocese de Piracicaba, celebrado no último dia 24 de julho, a Câmara de Vereadores de Piracicaba concedeu ao bispo o Título de Cidadão Piracicabano. A iniciativa do vereador Paulo Sérgio Camolesi foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares em reunião ordinária ocorrida no dia 29 de junho. A solenidade de entrega ocorrerá dia 25 de agosto, às 19h30, no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na avenida Independência 1146, em Piracicaba.

Além do Título de Cidadão Piracicabano, Dom Fernando também receberá uma moção de aplausos, propositura do presidente do Legislativo piracicabano, Matheus Erler e aprovada pelos demais vereadores da Casa.

Dom Fernando foi nomeado quinto bispo da Diocese de Piracicaba em 26 de maio de 2005, pelo então papa – hoje emérito – Bento 16, e sua posse canônica ocorreu em 24 de julho, na Catedral Santo Antônio.

Este é o segundo rebanho confiado a Dom Fernando, o primeiro foi o povo de Deus da Diocese de Caraguatatuba.  Ele foi nomeado pelo Papa São João Paulo II e se tornou o primeiro bispo da recém-criada diocese.  A ordenação episcopal e a posse naquela diocese aconteceram no dia 1º de maio de 1999. Dom Fernando foi ordenado bispo pelo cardeal emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes.

Em nossa diocese, Dom Fernando tem sob sua administração apostólica 69 paróquias, distribuídas em 15 municípios. Ao longo desses dez anos criou onze paróquias, ordenou onze padres diocesanos e 26 leigos como diáconos permanentes, instituiu a celebração da concentração diocesana e criou o jornal mensal “Em Foco”, atualmente com tiragem de 40 mil exemplares e distribuição em todas as paróquias da diocese.

Dom Fernando também definiu a Revisão Ampla, processo de reestruturação pastoral e administrativa da diocese, com implementação do 6º Plano Diocesano de Pastoral, criou as comissões diocesanas para agrupar as pastorais e movimentos, reformou o Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, no bairro Nova Suíça, em Piracicaba, construiu o novo Seminário Filosófico São João XXIII e o Seminário Teológico São José, ambos em Campinas, e restaurou o antigo prédio do Lar Franciscano de Menores, onde hoje está a Cúria, a Pasca(Pastoral do Serviço da Caridade) e o Centro Diocesano de Pastoral.

Deixe uma resposta