Educadores metodistas se reúnem no Japão: homenagem a Almir Maia

Acontecerá, entre 24 e 28 de maio, na cidade de Hiroshima, Japão, a 7ª Conferência Internacional de Educação, promovida a cada três anos pela International Association of Methodist–related Schools, Colleges and  Universities – IAMSCU. A Associação é uma entidade mundial metodista que congrega cerca de 800 universidades, faculdades e escolas espalhadas em mais de 80 países. O tema da Conferência é “Paz, Reconciliação e Direitos Humanos” e são esperados em torno de 300 participantes de várias partes do mundo. A delegação da América Latina terá 12 participantes, entre os quais o brasileiro Almir de Souza Maia. Paralelamente à Conferência, realiza-se o Encontro da Juventude, que tem previsão de mais de 100 participantes, também de vários continentes.

A escolha de Hiroshima como sede da Conferencia  relaciona-se com a própria temática do evento, pois a cidade representa, mundialmente, a luta pela paz e solidariedade entre os povos. Ela enfrentou os efeitos da explosão da primeira bomba atômica, em 6 de agosto de 1945, por ocasião da 2ª Guerra Mundial. Em 2015 o mundo se prepara para lembrar os 70 anos desta tragédia que dizimou, de imediato, cerca de 80 mil pessoas, chegando, ao longo dos anos, a 200 mil mortes provocadas pela radiação atômica.

A Conferência Internacional de Educação se desenvolverá com grandes conferências, feitas por renomadas autoridades do mundo acadêmico, científico e religioso. Num segundo momento serão apresentados painéis e seminários e realizados encontros setoriais da IAMSCU – Estados Unidos, América Latina, Ásia, África e Europa.

Os seminários terão como foco os temas “Direitos Humanos, Ética e Responsabilidade Social, Capelania”. Neles, o ex-reitor da UNIMEP, Almir Maia, será um dos participantes, falando sobre o tema “Políticas afirmativas e inclusão no negro na universidade brasileira” na área destinada aos Direitos Humanos. Maia vai reafirmar a relevância das políticas afirmativas ou compensatórias, especialmente destinadas à inclusão do negro na universidade brasileira, em curso no Brasil nos últimos anos. Seu trabalho evidencia o resultado das políticas afirmativas, fato demonstrado pelos dados dos censos e estatísticas oficiais do MEC e INEP que registram o aumento da participação do negro na universidade brasileira.

Reconhecimento internacional: homenagem pelo trabalho metodista

A Conferência Internacional de Educação é também momento para a IAMSCU prestar homenagens a líderes mundiais que têm atuado na educação, através da concessão do Prêmio Ken Yamada para Lideranças Notáveis, simbolizado pela Chama de Excelência.

Em Hiroshima o homenageado será Almir de Souza Maia, indicado por unanimidade pelo Conselho de Diretores e convidado de honra para receber o Prêmio. A justificativa lhe foi apresentada através de ofício assinado por Gerald Lord, Secretário Executivo da Associação: “Esta distinção lhe é conferida em reconhecimento das muitas décadas que dedicou à educação metodista, como Reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, Presidente do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino (COGEIME), Fundador e Presidente da Associação Latino-Americana de Instituições Metodista de Educação (ALAIME) e um dos membros fundadores e membro do Conselho de Diretores e Vice-Presidente da IAMSCU […] O senhor continua a servir à Igreja como Editor da Revista de Educação do COGEIME, Diretor do Centro de Pesquisa da Educação Metodista e líder nacional de iniciativas para a Escola Dominical no Brasil. Nós somos gratos ao senhor por sua dedicação à Educação Metodista e estamos orgulhosos em lhe outorgar esta honraria”.

Trata-se do primeiro brasileiro e latino-americano a quem o prêmio é concedido.

Deixe uma resposta