Eleição do ComCult acontece em junho

Representantes da sociedade civil já podem se inscrever para a eleição do ComCult (Conselho Municipal de Cultura), gestão 2015-2017. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de junho, das 8h às 17h, no Museu Prudente de Moraes, na rua Santo Antonio, 641, Centro. Criado em 2004, o ComCult tem como objetivos propor, fiscalizar e elaborar políticas públicas na área cultural, voltadas para o município. O edital de convocação para as assembleias foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 16 de maio.

Podem se inscrever representantes nas áreas de artes visuais e audiovisuais (artes plásticas, fotografia, artes gráficas, design, cinema, televisão, vídeo, rádio dentre outras); artes cênicas (teatro, dança, circo); música (ópera, música clássica, popular e experimental, canto, coral, hip hop, cururueiros, catireiros, violeiros, música caipira); livro/literatura (escritores, poetas, bibliotecas, editores, literatura de cordel), tradições e culturas populares (folclore, associações de festeiros de rua, samba, atividades culturais em ruas e praças, carnaval, artesanato, atividades artísticas nos bairros); instituições da sociedade civil com registro/cadastro no ComCult (organizações não-governamentais, organizações da sociedade civil de interesse público, institutos culturais, associações, sindicatos, entidades profissionais, centros culturais, clubes sociais, entidades estudantis) e Orçamento Participativo (OP), das regiões norte, sul, leste, oeste, centro e zona rural.

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer ao Museu Prudente de Moraes e retirar a ficha que, após preenchida, deve ser devolvida ao Museu até o dia 4 de junho. A ficha também poderá ser solicitada por e-mail ao ComCult ([email protected]), impressa, assinada e entregue no Museu dentro do prazo estabelecido.

Os representantes do Orçamento Participativo também devem se inscrever no Museu Prudente no mesmo período. No entanto, a ficha para inscrição do candidato deve ser solicitada pelo e-mail do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, o Comop ([email protected]).

QUEM PODE SE CANDIDATAR – Toda pessoa com no mínimo 16 anos de idade, que mora e vota em Piracicaba e que atua na área da cultura, poderá se candidatar para no máximo 2 (duas) representações, por exemplo artes cênicas e música.

Para comprovação de atuação, no dia da eleição o candidato deverá fazer sua apresentação à assembleia durante no máximo 3 minutos.

Para a representação das instituições da sociedade civil (associações sem fins lucrativos que atuam na área da cultura) será necessário que a entidade, pessoa jurídica, tenha cadastro atualizado no ComCult. O candidato vindo destas associações deverá apresentar no dia da assembleia de eleição, carta de indicação da entidade representada, emitida após a publicação do edital.

Os 8 (oito) representantes do Orçamento Participativo – OP das regiões centro, norte, sul, leste, oeste e rural serão eleitos por meio de votação que será realizada no mesmo local. Após inscrição prévia será verificado, pela coordenação do Comop, mediante listas de presença, participação do requerente em uma das plenárias regionais do OP nos anos de 2014 ou 2015. O candidato também deve estar envolvido com a área da cultura.

QUEM PODE VOTAR – As pessoas que desejarem votar para eleger seus representantes, devem comparecer apenas no dia da votação de sua respectiva área (leia as datas abaixo), devendo também comprovar que atuam e apresentar título de eleitor de Piracicaba.

Com relação aos votantes para eleição do conselho do OP, é necessário que tenham participado de 1 (uma) das plenárias do orçamento realizadas nos anos de 2014 ou 2015.

Uma comissão eleitoral será composta para acompanhar as votações e sanar quaisquer dúvidas. Ela será formada por 4 (quatro) membros, sendo dois do CoMCult, gestão 2013 – 2015, e dois da Semac. Os integrantes desta comissão não poderão ser candidatos.

Os candidatos e votantes (eleitores) deverão estar no local da votação e se apresentar para a comissão eleitoral até 15 minutos antes do horário estabelecido para o início da votação de cada área.

Somente serão aceitas candidaturas daqueles que se inscreveram até às 17h do dia 4 de junho.

A VOTAÇÃO – As votações, por área de representação, acontecerão no Museu Prudente de Moraes. Confira os dias e horários:

Segunda-feira, 08/06

20h – eleição dos representantes da área das artes cênicas (1 titular e 1 suplente);

21h – eleição dos representantes das áreas das artes visuais e artes plásticas (2 titulares e 2 suplentes)

Terça-feira – 09/06

20h – eleição dos representantes da área da literatura/livro (1 titular e 1 suplente)

21h – eleição dos representantes da área da música (1 titular e 1 suplente)

Quarta-feira – 10/06

20h – eleição dos representantes das tradições e culturas populares (1 titular e 1 suplente)

21h – eleição dos representantes das Instituições da Sociedade Civil Organizada (1 titular e 1 suplente)

Quinta-feira – 11/06

20h – eleição dos representantes para indicação do Conselho do Orçamento Participativo (4 titulares e 4 suplentes).

SERVIÇO – Informações sobre a eleição podem ser obtidas no Museu Prudente de Moraes, rua Santo Antonio, 641, Centro, telefone (19) 3422-3069.

Deixe um comentário